A escassez de motoristas de pesados é um problema estrutural que coloca em risco a sustentabilidade da logística e das cadeias de abastecimento. Num setor onde a maioria dos profissionais tem mais de 50 anos, a entrada de novas gerações tem sido insuficiente para compensar as saídas e é essencial encontrar soluções concretas. Será esse o foco da intervenção de Pedro Paiva no Cargo Freight Portugal Summit, dia 13 de março, em Aveiro.
A situação atual reflete desafios significativos enfrentados pelos motoristas: jornadas exaustivas, condições de descanso precárias, ausência prolongada de casa e uma profissão que continua a ser pouco valorizada. Além do impacto económico, esta crise exige um debate sério sobre a modernização do setor.
No dia 13, no Cargo Freight Portugal Summit, durante a sua intervenção, Pedro Paiva, profissional com 25 anos de experiência na gestão de operações logísticas, irá analisar as razões por trás desta escassez e discutir possíveis soluções: será a resposta a inovação tecnológica, a melhoria das condições de trabalho, a valorização da carreira ou a transformação dos modelos logísticos?
Atualmente Diretor de Logística na Panicongelados S.A., Pedro lidera iniciativas de otimização de processos, redução de custos e monitorização de KPIs. Com passagens por empresas como Panilogistic, Transportes Machado & Brites, CTT Expresso e Chronopost, desenvolveu competências em supervisão operacional, gestão de frotas e análise de fluxos logísticos. A sua abordagem foca-se na melhoria contínua e na sustentabilidade, apostando na inovação para tornar o setor mais eficiente e competitivo. A não perder!