A Volkswagen Autoeuropa anunciou hoje a produção do seu novo modelo elétrico económico na fábrica de Palmela, o ID. EVERY1. O lançamento deste modelo está previsto para 2027, e a sua produção em território nacional irá atrair novos fornecedores e investimento para o país.

O ID. EVERY1 contará com um motor elétrico produzido na Europa, uma novidade ao nível do nearshoring que poderá aproximar as economias europeias. Esta aposta na proximidade também procura atingir lead times mais curtos, e depender menos de mercados longínquos.

Como forma de prepararem a produção deste veículo, a unidade de produção de Palmela foi convertida numa “fábrica eletrificada de nova geração”, destacando-se ainda a adoção de novos processos de produção e logísticos, bem como a assemblagem robotizada de sistemas de baterias.

Com este veículo, a Volkswagen reforça a sua aposta na mobilidade sustentável, tanto pelo consumo elétrico como pelo seu preço acessível, garantindo que mais pessoas acabam por poluir menos, tendo um preço indicativo unitário de 20 mil euros, na Alemanha.

Thomas Hegel Gunther, diretor-geral da Volkswagen Autoeuropa, considerou tratar-se de um marco importante para a indústria automóvel global, e agradeceu ao país por proporcionar condições que levaram à escolha da fábrica de Palmela para a produção deste veículo: “é com enorme entusiasmo que assumimos a produção do ID. EVERY11, um modelo que tornará a mobilidade elétrica mais acessível e sustentável na Europa. Esta conquista representa um marco para a Volkswagen Autoeuropa, assinalando a nossa entrada na era da eletrificação. Gostaríamos de agradecer o apoio do governo de Portugal, que nos proporcionou as melhores condições para atrair este novo projeto para o país”. Para além disso, também reforça o contributo que este anúncio terá para o crescimento da economia nacional, e a garantia do desenvolvimento e investimento nas suas operações, e da manutenção dos postos de trabalho.

Pedro Reis, ministro da Economia, destacou a importância deste investimento nacional, defendendo que “assegura o futuro” da fábrica portuguesa, que em 2023 exportou 1,3% do Produto Interno Bruto nacional (PIB). O ministro também antecipou a atração de novos investidores e fornecedores para a fábrica, bem como novos players no cluster automóvel de veículos elétricos: “de uma assentada, a economia portuguesa conquista a garantia de produção de um novo veículo elétrico, que assegura o futuro da unidade de Setúbal de uma fábrica de nova geração da Volkswagen, e de uma enorme cadeia de valor de fornecedores nacionais, por muitos anos”.

“A fábrica de Palmela vai tornar-se mais eficiente e capaz de competir com fabricantes mundiais, alinhando a empresa, e Portugal, com os objetivos climáticos europeus de neutralidade carbónica, num cenário em que a União Europeia está a limitar a produção de carros a combustão e híbridos”, concluiu Pedro Reis.

Fotos: Volkswagen Autoeuropa.