Empresas portuguesas produtoras de componentes para automóveis já estão a ser contactadas para o novo carro elétrico Volkswagen ID.Every1, que será produzido na Autoeuropa, em Palmela, segundo um exclusivo do Jornal Expresso. 

De acordo com o Expresso, já foram sondadas várias empresas instaladas no parque industrial da Autoeuropa, bem como em algumas zonas do Norte do país, ainda que o processo de seleção de fornecedores para o novo modelo esteja a ser conduzido a partir de Wolfsburg, na Alemanha, na sede da Volkswagen.

José Couto, presidente da Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA), afirma que alguns dos associados já foram contactados pela Volkswagen, mas não é possível adiantar mais pormenores de momento. No entanto, acrescenta que “até pode haver mais empresas portuguesas que já estão a produzir para outros fornecedores, instalados noutros países que, por sua vez, irão depois fornecer componentes para o novo modelo da Volkswagen”.

Embora o presidente da AFIA considere que a produção de um carro elétrico em Palmela é um sinal de que a indústria em Portugal “está a acompanhar o ritmo dos tempos”, confessa que a associação não foi abordada para este processo, até agora. “Só esperamos que o Governo tenha negociado como contrapartidas (em troca de apoios oficiais) que a Autoeuropa recorra tanto quanto possível a firmas nacionais ou implantadas em Portugal” para o fornecimento de componentes. José Couto confirma que a indústria portuguesa do setor “está preparada para o desafio” e que “se já exportamos para toda a Europa, também gostaríamos de fornecer a Autoeuropa”.

Por sua vez, Daniel Bernardino, que integra a coordenação das comissões de trabalhadores do parque industrial da Volkswagen Autoeuropa, afirma que “este vai ser um ano de negociações entre a casa-mãe da Volkswagen e as empresas fornecedoras”, uma vez que o novo modelo deverá começar a ser produzido no final de 2027, e “o processo tem de acelerar”.

O responsável, cuja organização da qual faz parte representa cerca de 9.000 trabalhadores de 19 empresas instaladas na zona industrial de Palmela, admite que também ali possa ter havido mais empresas contactadas pela Volkswagen a propósito do novo modelo elétrico ID.Every1.

Daniel Bernardino confirma que várias destas firmas já se adaptaram à digitalização, uma vez que o novo modelo é elétrico. “É muito natural que haja necessidade de reconversão de alguns profissionais. Para isso contamos com a academia de formação ali instalada (ATEC), que ao logo de todo este ano deverá estar particularmente ativa”, sublinha.