A retalhista de material de escritório Staples estabeleceu uma parceria com a tecnológica Lyzer, para otimizar o processo de envio rápido e personalizado, de modo a que o cliente passe a receber as suas encomendas no próprio dia, até quatro horas, ou até ao dia seguinte. Este modelo está a ser testado nas lojas de Alfragide e da Circunvalação.

A tecnológica identificou diversas oportunidades de melhoria dos processos da retalhista, com possibilidades de beneficiar as entregas rápidas e a experiência do cliente. Assim, a integração da plataforma logistics-as-a-service, criada pelos fundadores da 360hyper, permitirá à Staples responder com maior celeridade às necessidades dos seus clientes, através da simplificação e da automatização de processos críticos.

Ângelo Fernandes, diretor de logística da Staples Portugal, explica que têm como objetivo ir ao encontro das necessidades dos clientes, seja qual for o local de onde os contacte ou esteja. “O nosso foco era, e é, prestar um serviço personalizado e eficiente. Desde logo, identificámos como prioritário poder fazer entregas rápidas e personalizadas a quem faz compras online no nosso site, no próprio dia, num raio de distância entre o local de entrega definido pelo cliente e a localização das lojas Staples”, explica o responsável.

Através do aumento da oferta disponível em loja, com a inclusão de produtos de cores sortidas e uma maior disponibilidade de stock, a Staples consegue aumentar o suporte dado tanto ao cliente físico como ao online, o que “representou um grande avanço na capacidade de resposta às encomendas online, garantindo uma operação mais ágil e sustentável”, considera Filipe Nery, co-founder & Chief Growth Officer.

Para além disso, a empresa passou a ter uma maior visibilidade sobre o estado de envio da encomenda, algo que não acontecia anteriormente, perdendo o controlo sobre a mesma assim que a entregava à transportadora.

Ao nível da sustentabilidade, a otimização das rotas e a melhor alocação de recursos contribuíram para reduzir emissões de carbono, alinhando-se com a política ambiental da Staples, e um dos seus objetivos. “A utilização de lojas físicas como hubs logísticos ajudou a minimizar deslocações desnecessárias, tornando o processo mais eficiente e ecológico”, explicou Filipe Nery.

O projeto-piloto já apresentou alguns pontos positivos, e Ângelo Fernandes destaca que “as ferramentas tecnológicas vêm ajudar-nos a dar um grande passo, que é fundamental para alavancar o nosso canal online com mais oferta, mais rapidez e melhor serviço”.

Nota: Poderá ler o artigo completo brevemente, na nossa revista SCMedia #61.