A Eurowag, fornecedora de soluções integradas de transporte rodoviário, anunciou ter integrado o óleo vegetal hidrotratado (HVO) na sua rede de abastecimento de combustível, composta por mais de 430 estações em toda a Europa. Portugal ainda não está incluído.

Em comunicado, a empresa sustenta que o fornecimento deste gasóleo renovável oferece aos operadores de logística a possibilidade de começarem imediatamente a reduzir as suas emissões de CO2 sem terem de modificar as suas frotas.

E isto porque – adianta – o HVO pode reduzir as emissões de CO₂ até 90% em comparação com o gasóleo convencional, sendo compatível com os motores a gasóleo que cumprem a norma de emissões EURO 6 existentes.

Para melhorar o acesso a este gasóleo renovável, a Eurowag expandiu a sua rede de abastecimento HVO. Contudo, Portugal ainda não está abrangido, com a empresa a notar que foram adicionadas três localizações estratégicas em Espanha, nomeadamente Figueres, Arraia e Salamanca.

Em paralelo, promove o conceito de “Green Fuel Corridor”, ou “Rota de Combustível Verde”, assegurando o acesso ao reabastecimento de combustíveis renováveis por toda a Europa. Esta iniciativa – destaca, em comunicado – “reforça a transição para um transporte de baixo carbono, apoiada por uma rede de alta densidade de estações que fornecem combustíveis alternativos, como o bioLNG e o HVO”.