No próximo dia 9 de abril, a Guarda irá receber a conferência “Transporte Ferroviário no Corredor Atlântico”. O evento ocorre na Sala António de Almeida Santos, nos Paços do Concelho, entre as 14h e as 17h50.
Este evento, promovido pela Câmara Municipal da Guarda, insere-se no contexto de cooperação entre municípios, promovendo o desenvolvimento das regiões e reforçando a competitividade das cidades do centro do país.
“As plataformas logísticas, o transporte rápido e seguro de pessoas e mercadorias, com melhores ligações internas e com acesso à rede ferroviária ibérica e europeia é uma aspiração e um objetivo comum, fundamental ao desenvolvimento dos nossos territórios”, defende o município.
A organização destaca que o Corredor Internacional Norte é um “investimento estruturante”, com intervenção em mais de 250km de linha ferroviária e que envolve os portos de Leixões, Aveiro, Figueira da Foz e o Porto seco da Guarda. Também o corredor da Beira Baixa, já requalificado e eletrificado, é “determinante” para os três polos compostos pelo Porto de Lisboa, os terminais logísticos do Entroncamento e o Porto Seco da Guarda.
“A consolidação das relações económicas das Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa, das regiões do centro litoral e do interior e dos Portos de Lisboa, Figueira da Foz, Aveiro e Leixões e Plataformas Logísticas com Espanha e toda a Europa dando eficiência, competitividade e centralidade ao transporte de mercadorias, é a garantia de uma política de coesão Inter-regional, em todo o seu traçado e territórios de influência”, afirma a Câmara Municipal da Guarda.
O evento contará com as declarações dos presidentes das Câmaras Municipais de Almeida, Aveiro, Castelo Branco, Rodrigo, Coimbra e Salamanca, bem como dos presidentes das Comunidades Intermunicipais das regiões de Aveiro, Beira Baixa, Coimbra, Leiria, Viseu e das Beiras e Serra da Estrela.
Seguidamente, João Neves, da Associação dos Portos de Portugal, Miguel Cruz, presidente da Infraestruturas de Portugal, e Alberto Milotti, presidente da Europlatforms, irão abordar o tema “Infraestruturas e Interoperabilidade”.
Quase a terminar o dia, José Couto, presidente do Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro, Luís Miguel Ribeiro, da Associação Empresarial de Portugal, D. Benjamín Crespo, presidente da Câmara de Comercio e Industria de Salamanca e Armindo Monteiro, da Confederação Empresarial de Portugal, falarão sobre “Agentes Económicos”.
Será então passado ao momento da leitura e assinatura da Declaração Regional entre os municípios, terminando o evento com as intervenções de Carlo Secchi, coordenador europeu do Corredor Atlântico, D. José Luis Sans Merino, consejero de Movilidad e Transformación Digital de la Junta de Castilla y León, e um membro do governo, a anunciar, e um brinde de honra.