O retalhista dinamarquês Jysk vai investir 300 milhões de euros num novo centro de distribuição, em Espanha, com o objetivo de apoiar os planos de expansão nos dois países, mas também a operação nas duas geografias que estão a entrar para o portefólio – Uruguai e Marrocos.
O anúncio foi feito esta quarta-feira, 2 de abril, pelo diretor da Jysk Portugal e Espanha, Carlos Haba, no âmbito do evento de apresentação da nova coleção de jardim. Em declarações à SCM, o gestor adiantou que o objetivo é garantir que a empresa possui a logística adequada para a próxima década, mas responder, igualmente, a necessidades mais imediatas, dado o crescimento da empresa a nível ibérico.
Com 74 mil metros quadrados, a infraestrutura localiza-se em Almenara, na Comunidade Valenciana, devendo ficar operacional a partir de 2027, mas só no ano seguinte funcionará em pleno.
Será – especificou Carlos Haba – um centro completamente automatizado, assente numa logística vertical e que permitirá uma logística mais profissional. Criará 200 empregos, a juntar aos que já existem em Valência.
Com dez centros de distribuição em todo o mundo, a Jysk inaugurou o de Espanha em 2020, mas, nas palavras do diretor ibérico, rapidamente ficou pequeno. Os 100 mil metros quadrados são escassos para as 200 lojas que a insígnia conta ter nos dois países até setembro deste ano.
Fundada há 46 anos, precisamente a 2 de abril, a Jysk é uma empresa dinamarquesa com presença em cerca de 50 países, com mais de 3500 lojas e mais de 30 mil colaboradores. Para a Península Ibérica, ambiciona chegar a 2028 com 300 lojas, 80 das quais em Portugal.