A BOWE GROUP vai estar mais uma vez na feira Empack & Logistics & Automation Porto, que decorre nos dias 9 e 10 de abril na Exponor, com uma proposta inovadora para a automação de fluxos logísticos. A empresa apresentará o TugBot2, um AMR (Autonomous Mobile Robot) concebido para operar em ambientes industriais e logísticos com elevados níveis de exigência.

Compacto, ágil e altamente inteligente, o TugBot2 destaca-se pela sua capacidade de manobra em espaços reduzidos e pelo movimento bidirecional, permitindo otimizar processos, reduzir tempos de inatividade e aumentar a produtividade. O robot é capaz de operar com precisão milimétrica — mesmo em marcha-atrás — transportando cargas superiores a 1.000 kg.

Com uma integração rápida e intuitiva, o TugBot2 adapta-se facilmente a diferentes layouts de armazéns e unidades de produção, respondendo a pedidos de última hora, ajustando rotas em tempo real e libertando as equipas humanas de tarefas repetitivas.

“O Grupo BOWE continua a apostar de forma significativa na sua estratégia direcionada à robótica, destacando soluções como o TugBot2. Esta inovação reflete a nossa visão de oferecer soluções intralogísticas eficientes, escaláveis e adaptadas às necessidades específicas de cada cliente”, afirma Miguel Lachat, responsável Move e Intralogística da A BOWE GROUP.

Além da componente física, o TugBot2 é alimentado pelo sistema operativo MOV.AI, um software avançado que assegura total compatibilidade com qualquer WMS existente. Através da cloud, é possível operar e monitorizar frotas mistas de AMR 24h/24h, com uma interface user-friendly que permite alterar rotas, tarefas e processos em tempo real — sem necessidade de conhecimentos técnicos avançados.

O sistema de navegação inteligente do TugBot2, com sensores de última geração e tecnologia IoT, garante uma operação segura e colaborativa, prevenindo colisões e permitindo a interação com outros AMR em ambientes dinâmicos.

Projetado para ambientes tão distintos como fábricas, armazéns, supermercados ou hospitais, o TugBot2 é um exemplo da flexibilidade e adaptabilidade das soluções da BOWE MOVE, a nova unidade de negócio do grupo dedicada à robótica.

“Com os AMR na linha da frente tecnológica, o Grupo BOWE consolida-se como referência em inovação e excelência no setor da intralogística, proporcionando aos seus clientes maior competitividade e sucesso num mercado cada vez mais exigente”, conclui Miguel Lachat.

Para ver, no pavilhão 6 da Exponor, nos dias 9 e 10 de abril.