O Grupo DHL vai investir 2 mil milhões de euros até 2030 na marca DHL Health Logistics, como parte da sua “Estratégia 2030”. Objetivo: reforçar a posição no setor da logística aplicada às ciências da vida e aos cuidados de saúde. O investimento será canalizado para o desenvolvimento de infraestruturas de ponta, expansão da rede e melhoria contínua de soluções logísticas centradas no paciente.

Com um plano de alocação regional que destina 50% do investimento às Américas, 25% à Ásia-Pacífico e os restantes 25% à região EMEA, a DHL procura responder à crescente procura por soluções logísticas mais ágeis, fiáveis e integradas. A iniciativa visa dar resposta às exigências cada vez maiores dos setores farmacêutico, biofarmacêutico e médico, incluindo áreas emergentes como ensaios clínicos, terapias celulares e genéticas e biofarmacêutica.

O reforço da infraestrutura inclui a construção de novos centros farmacêuticos com certificação GPD, a expansão da capacidade da cadeia de frio, aquisição de veículos com temperatura controlada e a otimização de embalagens passivas e ativas. Este plano permitirá à DHL garantir um transporte sustentável e fiável de produtos sensíveis à temperatura, assegurando a integridade dos mesmos ao longo de toda a cadeia logística.

“O nosso investimento estratégico em ciências da vida e cuidados de saúde é impulsionado pela missão dos nossos clientes: entregar produtos essenciais que muitas vezes salvam vidas a pessoas necessitadas”, destaca Oscar de Bok, CEO da DHL Supply Chain.

Além das infraestruturas físicas, a DHL vai apostar fortemente em tecnologia, com a implementação de sistemas de TI avançados, que assegurem visibilidade total da cadeia de abastecimento, conformidade regulatória e confiança dos stakeholders.

Com cerca de 600 localizações especializadas em mais de 130 países e 2,5 milhões de m² de espaço com temperatura controlada, o grupo logístico tem um portefólio abrangente de soluções totalmente integradas para o setor da saúde. Este novo investimento prevê gerar mais 5 mil milhões de euros em receitas até 2030, duplicando o contributo atual do setor para o grupo.

A reforçar esta estratégia está a recente aquisição da CRYOPDP, empresa de transporte especializada e líder no setor, focada em ensaios clínicos, biofarmacêutica e terapias celulares e genéticas. A compra fortalece ainda mais a Rede Especializada Farmacêutica da DHL e amplia significativamente a sua capacidade de oferecer soluções logísticas de alta qualidade para segmentos altamente sensíveis e regulados.