A multinacional dinamarquesa DSV anunciou, esta terça-feira, ter obtido todas as aprovações regulamentares necessárias para concluir a aquisição da alemã DB Schenker, num negócio avaliado em 14,3 mil milhões de euros. A operação deverá ser formalmente concluída a 30 de abril, marcando um momento histórico para o setor da logística global.
O aval das autoridades da concorrência europeias, bem como o término do período de objeção por parte das entidades reguladoras norte-americanas, selaram o destino de uma das maiores fusões da história recente da supply chain.
“A conclusão da aquisição está prevista para o dia 30 de abril, data em que também serão apresentados detalhes adicionais e informações financeiras preliminares sobre a integração da Schenker”, revelou a DSV em comunicado. Como resultado, a empresa adiou a divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2025 para coincidir com o fecho do negócio.
A compra da DB Schenker à operadora ferroviária estatal alemã Deutsche Bahn, que tinha colocado a subsidiária à venda em dezembro de 2023, consolida a estratégia de crescimento da DSV baseada em aquisições. Depois de integrar a Panalpina em 2019 por cerca de 4,9 mil milhões de euros, a DSV dá agora um passo de gigante no seu posicionamento global.
Com esta fusão, a nova entidade combinada contará com uma faturação anual conjunta na ordem dos 293 mil milhões de coroas dinamarquesas (cerca de 39 mil milhões de euros com base em dados de 2023), ultrapassando gigantes como a DHL e a Kuehne+Nagel. O número de colaboradores sobe para cerca de 147.000, distribuídos por mais de 90 países.
Na corrida pela Schenker estiveram também outros interessados, como a Maersk e o fundo de investimento CVC Capital Partners. No entanto, a transportadora dinamarquesa acabou por prevalecer, após a retirada da Maersk no verão de 2024 devido a preocupações com a integração da operação.
Com raízes que remontam a 1976, a DSV reforça assim o seu estatuto como potência global da logística, num setor cada vez mais moldado por movimentos de consolidação e escala internacional.