O Porto de Lisboa estabeleceu uma parceria com o Environmental Port Index (EPI), um sistema desenvolvido por vários portos noruegueses em colaboração com a Consultora DNV, e especialistas da indústria marítima, que permite avaliar e monitorizar os índices de emissões dos navios enquanto permanecem em porto.
O Porto de Lisboa é não só o primeiro do sul da Europa a integrar a rede EPI, como também é o primeiro a aplicar este sistema em navios de mercadorias, uma vez que, até à data, apenas está a ser implementado em navios de cruzeiro.
A plataforma do EPI monitoriza – entre outras coisas – as emissões atmosféricas dos navios nos portos, fornecendo uma visão abrangente sobre o desempenho ecológico dos navios.
Carlos Correia, presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL), refere que “A APL reconhece há muito tempo a necessidade de informações detalhadas sobre os navios que fazem escalas no Porto de Lisboa. O EPI é a solução perfeita para essa necessidade”. Acrescenta ainda que “por meio deste novo acordo, o porto terá, por um lado, acesso a dados valiosos para ajudar a monitorizar o impacto ambiental dos navios que o visitam, e, por outro, ao ingressar na rede EPI, fortalece a sua estratégia ambiental e aprofunda o seu compromisso com a sustentabilidade”.
Por sua vez, Even Husby, CEO do EPI, apresenta a sua satisfação em ter o primeiro porto do sul da Europa a implementar o sistema. “Lisboa está a fazer grandes avanços rumo à sustentabilidade, e estamos empolgados em ajudar o porto a recolher os dados necessários para entender melhor as emissões e o desempenho dos navios”.