A fábrica de camiões alemã MAN Truck & Bus já prima na área da sustentabilidade ambiental. A empresa, pertencente ao grupo Volkswagen, submeteu a provas de distribuição o primeiro camião eléctrico pesado, na cidade de Madrid.

Este veículo de distribuição é um EI TGM 26.360, suporta 26 toneladas e integra uma caixa frigorífica com escotilha. Para além disso contém ainda 12 baterias de iões de lítio que possibilitam um alcance de 180 km, tendo em conta que alimentam tanto o motor e o sistema eléctrico, como a caixa refrigerada. O motor tem potência de 264 kW e torque de 3100 Nm, sem caixa de mudanças, muito acima dos equivalentes a diesel, permitindo ao motorista reagir de uma forma mais rápida, algo muito útil nas cidades.

Uma das vantagens mais importantes deste transporte é, de facto, não criar poluição devido aos gases, mostrando-se amigo do ambiente. No entanto, existe ainda um factor diferente que o distingue em relação a outros camiões, que é o nível baixo de ruído que produz. Este silêncio permite que sejam realizadas operações durante a noite, quando as lojas estão vazias, sem perturbar a vizinhança da área.

Lidl, Mazo e Mercadona (através da Acotral) foram três dos clientes seleccionados para realizar este teste. Os responsáveis pelas três empresas mostraram-se satisfeitos com a prestação do camião, começando pelo facto de não existirem constrangimentos na distribuição devido à não emissão de gases, independentemente do ponto da cidade a que se destina.

O director de logística do Lidl, David Abeijón, explica que a cadeia está decidida a apostar na implementação de um modelo sustentável “nesta fase, a redução das emissões de CO2 é limitada. Por este motivo estamos muito esperançosos com a possibilidade de utilizar modelos eléctricos”. Por sua vez, David Mazo, director-geral do grupo Mazo, afirma que a experiência tem sido bastante positiva e que tem surpreendido, principalmente, o motorista que testou o veículo com e sem carga. Já Ángel González Rubio, director-geral da Acotral, também apontou a experiência como algo muito positivo. No entanto, ressaltou que a autonomia do camião o podia impedir de chegar a lojas que ficassem a mais de 90 km do centro logístico e, por isso, seria importante ser recarregado durante os tempos mortos.

Contudo, este transporte representa apenas um protótipo que será produzido em meados de 2020, segundo Jaime Baquedano, director comercial da MAN em Espanha.