De acordo com o novo estudo da fundação SEA\LNG, o gás natural é o combustível que oferece um maior retorno de investimento para linhas de cargueiros, tendo sido analisados os custos associados a um navio recém-construído de 14.000 TEU e comparados os preços de seis combustíveis, usando inclusive num deles um purificador.

O estudo revela que o retorno é visível entre um e dois anos, o melhor ROI dos combustíveis estudados, e que este resultado é favorável ao investimento, mas apesar da economia do combustível há ainda em debate a necessidade de instalações especiais de bunkering nos portos.

Peter Keller, CEO da SEA\LNG, conta que tem havido muita polémica entre os combustíveis mais rentáveis, e que os resultados deste estudo são uma maneira de esclarecer todas essas dúvidas, dando “suporte aos armadores e operadores na análise das suas oportunidades de investimento de forma informada”.

A Maersk já investiu cerca de mil milhões de dólares na pesquisa e desenvolvimento deste combustível nos últimos quatro anos, de modo a conseguir atingir o seu objectivo de reduzir as emissões em 50% até 2050, mas de preferência, de navegar com zero emissões, segundo revela o CEO do grupo, Claus Hemmingsen, tendo ainda explicado que dada a duração média de 25 anos de um navio, a pesquisa irá ser crucial nos próximos 10 anos para cumprir estes objectivos.

Também em estudo estiveram energias como o bio-diesel e hidrogénio, energia solar, eólica e eléctrica, sendo que a viabilidade desta última foi posta em causa devido à necessidade de postos de carregamento nos portos.