O mercado E-commerce continua a crescer a dois dígitos em toda a Europa. Em 2017, este mercado representava 534 biliões e para 2018, as previsões ditavam que chegaria aos 602 mil milhões, com um crescimento de 13%. A logística de distribuição é muito importante para a penetração em novos mercados de qualquer negócio E-commerce.
Os consumidores online estão cada vez mais exigentes. A pessoa que entrega o envio é, na grande maioria das vezes, a única cara visível de todo o processo de compra. O culminar de uma experiência de compra perfeita passa pela entrega da forma mais conveniente e eficaz para o comprador / destinatário final.
A escolha e disponibilização de opções de entrega na última milha são decisivas para fazer face à procura atual de compras online, à sua sazonalidade e ao potencial crescimento futuro. Os destinatários querem escolher onde, quando e como vão receber as suas encomendas. A maioria das pessoas não estão em casa durante o período de entrega normal dos envios, logo necessitam de opções totalmente flexíveis, como a entrega em pontos de recolha capilares próximos ou a caminho de casa (servicepoints) ou até mesmo self-service como os cacifos (parcel lockers).
Estas soluções, além de mais convenientes para o Cliente Final, permitem fazer face às entregas em períodos de picos de vendas muito específicos e críticos, como o Black Friday e o Natal. São também mais eficientes ao nível do custo da entrega final, logo todos os intervenientes podem ganhar tempo e dinheiro.
Por outro lado, a emergência das entregas sustentáveis é um agradável indício de que a logística está a evoluir na direção certa. O aumento da urbanização veio provar às empresas de logística que veículos mais ágeis e ecológicos são ao mesmo tempo mais económicos. Por isso acredito que nos meios urbanos, muito em breve será ainda mais comum encontrar mais estafetas de bicicleta e motas elétricas; e a médio prazo, utilização efetiva de drones, ou até mesmo robôs autónomos a realizar as entregas.
João Palma
Marketing&Sales Manager
DHL Parcel