O transporte de mercadorias irá sofrer uma redução de três horas e meia no trajecto Sines/ Lisboa-Elvas-Badajoz, que actualmente passa por Abrantes, passando a fazer o trajecto através do Poceirão. Com esta alteração na rota, irão ser poupados 137 quilómetros de distância dos actuais 452, totalizando assim um percurso com uma extensão de 315 quilómetros. A notícia foi adiantada ao jornal SOL pelo presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Fernández Vara.

De acordo com o autarca, o projecto de alta velocidade para ligar Portugal e Espanha começou quando foi lançado o concurso para a construção do troço no início deste mês, com cerca de 80 quilómetros e se deram início aos trabalhos do troço Elvas-Caia, que completarão a ligação entre Évora-Badajoz.

“No encontro em Elvas que contou com a presença do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, e do primeiro-ministro português, António Costa, foi anunciado o projecto de alta velocidade entre Évora e Caia com o objectivo de ligar os portos de Sines e Lisboa com a fronteira espanhola em Badajoz”, conta Guillermo.

Este projecto não se encontra isolado, pelo que estão a ser desenvolvidas outras linhas de alta velocidade também em Espanha, entre Navalmoral-Plasencia-Badajoz e ainda a melhoria da linha Mérida-Puertollano nos próximos dois a três anos. Vara conta que estas melhorias irão tornar esta ligação mais competitiva entre os dois países, “este corredor significa uma melhoria substancial nas comunicações ferroviárias entre a Espanha e Portugal, alcançando finalmente uma ligação ferroviária competitiva entre os dois países, algo sem precedentes até agora”.