São muitas as organizações que ainda não entenderam a importância de utilizar mecanismos para promover negócios entre compradores e vendedores. Muito mais do que comprar e negociar produtos e serviços por um valor específico, o sourcing estratégico é um dos métodos entre tantos outros disponíveis no mercado.
O que é sourcing estratégico?
Por se tratar de um modelo estratégico, ele ajuda a criar valor pela escolha e selecção de parceiros de negócio de acordo com a realidade da empresa e seus objectivos. Ao usar um processo de alta performance para compras, outros factores passam a integrar as negociações. Entre eles podemos citar a complexidade de aquisição de determinado produto ou serviço e o seu impacto para o negócio, a troca de informações entre compradores e fornecedores, a capacidade e a disponibilidade dos materiais.
No contexto da inovação, soluções automatizadas são sempre uma vantagem na procura por fornecedores colaborativos, sendo capazes de evitar problemas comuns como compras erradas ou aumento do custo de aquisição por fugas de contrato.
Para além disso, essas soluções são ainda eficazes para alcançar os melhores preços com transparência e poder de negociação. Não que deva ser esse o factor determinante para uma compra. No entanto, um processo de sourcing estratégico é a forma ideal para encontrar os melhores parceiros comerciais e, portanto, conquistar savings que se reflectem nos resultados.
Porquê investir em sourcing estratégico?
Então, assumindo que o custo de materiais ou serviços representa 60% das receitas de uma empresa de mil milhão, uma redução de 5% pode fazer com que o lucro cresça até 30%. Portanto, vende melhor a empresa que sabe comprar melhor.
Uma solução de RFx, por exemplo, um dos módulos de sourcing, permite criar valor real para o core business. Contando com um sofisticado workflow de gestão que centraliza as informações e padroniza os processos de compras, toda a empresa pode participar nas decisões – aumentando assim a capacidade de gestão.
Outra característica de uma boa solução de e-sourcing é aumentar a confiança e confiabilidade, pois é possível conhecer novas empresas, as suas avaliações de desempenho, fazer benchmarking e acompanhar a Inteligência de Negócio (BI). As qualificações e avaliações de desempenho são actualizadas permanentemente ao lado dos dados dos fornecedores e históricos de compra para negociações futuras, tornando possível rastrear todas as transações numa plataforma electrónica.
A automatização do processo de compras evita ainda fraudes e erros nas compras, além de possibilitar gerir os processos – que já foram predefinidos na plataforma – e ainda o cumprimento legal e normas internas. Com uma visão clara dos gastos, contratos e projecções, encontra-se uma alternativa segura para alinhar a estratégia com a visão da empresa e reduzir custos operacionais do processo de compras.
Mercado Eletrônico Portugal | Adaptado de: blog.me.com.br