A cadeia de distribuição britânica Marks & Spencer (M&S) consultou a Zetes para a ajudar a transformar a visibilidade e o cumprimento dos requisitos na cadeia de abastecimento de alimentos frescos. Esta parceria irá ainda promover uma colaboração entre a empresa e os seus fornecedores através do uso da ZetesOlympus, a plataforma de visibilidade e de tracking da cadeia de abastecimento da Zetes.
A plataforma fornece ao utilizador informações em tempo real relativas às informações de desempenho do cumprimento sobre toda a sua cadeia de abastecimento, que no caso de interesse da M&S é a dos alimentos frescos.
Neste caso a ZetesOlympus vai ajudar a antecipar quaisquer perturbações na disponibilidade em tempo real, através de alertas, permitindo à M&S traçar uma alternativa de modo a restaurar os seus padrões de cumprimento. Pretende assim muni-la de informações em tempo real de modo a que esteja preparada para assegurar a continuidade do abastecimento dos seus produtos, bem como garantir uma maior colaboração entre a cadeia de abastecimento.
As informações em tempo real poderão ser consultadas através da internet em qualquer dispositivo, seja no PC, tablet ou smartphone, mantendo todas as partes relevantes interligadas e com os dados necessários para uma melhor gestão.
O uso da ZetesOlympus tem ainda como finalidade maximizar a visibilidade da cadeia de abastecimento da M&S relativamente ao movimento de stock. Deste modo, a plataforma irá sustentar a marca através do melhoramento contínuo dos principais intervenientes na rede de abastecimento.
Syd Reid, Director da Cadeia de Abastecimento na M&S, mostra-se preocupado com a visibilidade da marca e a satisfação dos clientes, “para nós, é crucial ter uma visibilidade total e ser alertados imediatamente quando ocorrem eventos inesperados. Desta forma, podemos ser ágeis e reagir rapidamente para garantir que os nossos clientes podem obter os seus produtos alimentares M&S sempre que quiserem”.
Alain Wirtz, Presidente do Conselho de Administração da Zetes, vai ao encontro do pensamento de Syd relativamente à ideia do cliente precisar de ter sempre disponível o produto que quer, acrescentando que para isso é necessária uma monitorização da cadeia, de modo a conseguir reunir todas as condições necessárias para responder às necessidades de cada loja. “A expectativa do cliente relativamente a uma experiência de retalho omnicanal rápida e eficiente continua a aumentar e, como tal, aumenta também a necessidade de uma visibilidade precisa, em tempo real, e de uma monitorização proactiva da cadeia de abastecimento.“