A Europastry investiu recentemente em três veículos a gás natural de modo a tornarem o transporte mais ecológico, garantindo uma redução das emissões nocivas para a atmosfera. Este investimento é repartido com operadores locais e encontram-se três camiões operacionais, um em Barcelona e os outros dois fazem Barcelona – Baleares.

Estes veículos que integram a rede de transportes da empresa são da marca IVECO, com uma potência de 400 cavalos e uma capacidade de carga de 18 toneladas, podendo chegar às 40 toneladas brutas através de um reboque. Têm uma capacidade de 460 litros de GNC (Gás Natural Comprimido) distribuído por quatro cilindros e um tanque com capacidade para 564 litros de GNL (Gás Natural Liquefeito) e conseguem eliminar a maior parte dos poluentes que um camião convencional produz, reduzindo em cerca de 15% as emissões de CO2 e em 95% as de biometano, chegando ainda a reduzir a poluição sonora em locais urbanos.

Os três camiões que a empresa adicionou à sua frota ainda só estão disponíveis em Espanha, um na região de Barcelona, responsável por transferências internas entre as fábricas e os silos da companhia, outro faz serviços directos de Barcelona a Maiorca e o último presta serviços aos agentes de Ibiza. A companhia não descarta a ideia de progredir neste sentido no nosso país, caso esta experiência corra bem. A possibilidade de chegar a Portugal será estudada após o término dos contratos em vigor, segundo conta Paulo Nunes, Director de Logística e Compras da Europastry Portugal S.A., acrescentando que o processo terá de ser avaliado de forma a adaptar estas viaturas ao processo de distribuição nacional.