Há dois anos a Luís Simões investiu na automatização de processos com a ferramenta de gestão SoftExpert, e hoje são conhecidos os resultados da implementação deste sistema como forma de optimizar os processos. Como objectivo, a Luís Simões procurava crescer digitalmente, tendo a solução sido desenvolvida para optimizar operações administrativas e aumentar a capacidade de gestão dos responsáveis.
Anteriormente, os processos externos ao core business da Luís Simões eram geridos através de vários softwares específicos, não integrados, mas através da solução SoftExpert a empresa revela que já foram automatizados 19 processos, iniciados mais de 80 mil vezes e utilizados 20 módulos.
“Tínhamos necessidade de uma aplicação ágil e, dessa forma, procurámos no mercado uma ferramenta baseada na cloud, que estivesse preparada para um ambiente multilingue e que garantisse uma boa experiência ao utilizador”, explicou Carla Leitão, compliance officer da Luís Simões, acrescentando que a SoftExpert “abrange várias áreas relacionadas com a administração, o risco e o cumprimento”.
A empresa explica que a solução se destaca pela sua capacidade de automatizar os seus processos internos, pelo seu carácter modular e user friendly, bem como por se encontrar disponível em diversas partes do mundo.
O retorno do investimento na solução da SoftExpert foi obtido após um ano, encontrando-se agora em fase de implementação avançada e consolidada. Em comunicado, a empresa explica que a solução é baseada em quatro pilares fundamentais:
1. Aposta numa ferramenta com as características de que esta dispõe;
2. Indicação, desde o princípio, de um proprietário da aplicação para garantir a coerência e integração de todos os módulos implementados, com 25 parceiros externos (clientes e fornecedores), 60 portais activos e 1.906 utilizadores;
3. Foco em processos estáveis que podem ser automatizados;
4. Intervenção e autonomia dos responsáveis dos processos, que foram os verdadeiros embaixadores da implementação desta solução na Luís Simões.
Pedro Ventura, director de processos e compliance na Luís Simões, explica que os objectivos foram cumpridos, e que “agora, a empresa tem uma ferramenta que oferece maior conhecimento e controlo, fazendo com que a estrutura de processos necessite de menor intervenção por parte de equipas de TI especializadas, o que aumenta a capacidade de gestão dos responsáveis por cada processo”.