O concurso para a requalificação do parque TIR de Vilar Formoso poderá ser lançado até Novembro do próximo ano, de acordo com Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial que participou na terceira reunião de trabalho para a revitalização da zona de fronteira.

Esta intervenção, enquadrada no âmbito do Projecto Integrado de Intervenção, Reabilitação e Revitalização da Zona de Fronteira de Vilar Formoso, visa criar um parque mais atractivo para que os camiões o continuem a utilizar.

Jorge Delgado, Secretário de Estado das Infra-estruturas, numa reunião realizada em Outubro, afirmou que “é uma requalificação muito clássica, vamos tratar dos pavimentos, vamos tratar de criar condições de segurança, com iluminação, com controlo de acessos, com infra-estruturas para balneários, no fundo, dotar de condições físicas para que valha a pena vir aqui aparcar”.

A empreitada envolve ainda algumas vias e uma rotunda, e uma ligação à A25 que unirá Vilar Formoso à fronteira e fará a ligação à auto-estrada espanhola A62, que vai até Salamanca.

A requalificação visa ultrapassar o problema que será criado com a ligação por auto-estrada entre Portugal e Espanha, de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Almeida, José António Machado.

Há alguns anos que a sua autarquia e a congénere de Fuentes de Oñoro procuravam intervir no parque TIR por considerarem “uma oportunidade de poder ser uma mais-valia para o território”, referiram ainda na reunião de Outubro.

Ana Abrunhosa afirma agora que em Janeiro “lançaremos o procedimento para o projecto de requalificação do parque TIR e depois esperemos que para Março/Abril possamos ter o projecto de arquitectura e de especialidades feito para que as Infra-estruturas lancem o procedimento da obra e, no máximo em Outubro/Novembro, lancem o concurso para a obra”.