Depois das previsões meteorológicas, definições de palavras, letras de músicas, traduções e muito mais, em breve, o motor de busca da Google permitirá também fazer o tracking e acompanhar os pacotes e encomendas de qualquer operador.
Este programa permitirá que as empresas de entrega de pacotes e encomendas integrem ali as suas APIs para que os clientes possam mais facilmente recolher todas as informações sobre o trajecto e estado da(s) sua(s) encomenda(s). A notícia poderá ser particularmente interessante para as pequenas empresas que operam neste segmento de mercado e que nem sempre têm os mesmos recursos que os grandes players, que já trabalham com o motor de pesquisa da Google há algum tempo.
A Pesquisa do Google é geralmente o primeiro ponto de paragem de quem tenta encontrar o site correcto para fazer o track & trace de um pedido ou encomenda realizado. Num futuro próximo, quando alguém digitar palavras-chave específicas na Pesquisa do Google para rastrear um pacote,passa a ser possível inserir o código de rastreamento numa caixa dentro dos resultados da pesquisa e ver o estado e localização da encomenda
As empresas de transporte e entrega de pacotes e encomendas que desejem aproveitar esta nova funcionalidade poderão contactar a Google aqui.
Em termos práticos, esta mudança estratégica é vantajosa para todos os envolvidos: os consumidores podem aceder às informações vitais sobre as suas encomendas mais rapidamente, as empresas de distribuição e entrega têm mais um canal para dar resposta às necessidades do cliente e o motor de busca da Google dá mais um passo para ser o único site que as pessoas têm necessidade de consultar.
A Google ainda não avançou uma data para a disponibilização de mais este recurso no seu motor de busca, mas a funcionalidade será testada com empresas de entregas numa fase-piloto e a funcionalidade disponibilizada globalmente em todos os mercados onde a Google está.