A cadeia de retalho alemã LIDL vai abrir esta quarta-feira, dia 29 de Janeiro, o seu novo e maior centro de logística do Mediterrâneo, uma plataforma de 51 mil metros quadrados e 140 docas de descarga, localizada em Cheste (Valência), onde investiu 55 milhões de euros. Esta é uma das maiores e mais sustentáveis plataformas da Europa e já se encontra operacional.

Será através de Valência que o novo centro logístico do LIDL irá abastecer as lojas do lado Leste, estando estrategicamente posicionado a poucos quilómetros do porto de Valência e na orla da auto-estrada A-3, que liga o centro da península à comunidade valenciana.

O jornal espanhol “El Confidencial” realça a importância da abertura deste centro em território que define ser “em teoria dominado pela Mercadona, líder do sector em Espanha” e sede precisamente numa localidade pertencente a Valência. Segundo esta mesma fonte, esta abertura coincide com a estratégia do LIDL de competir abertamente com Juan Roig “em casa”, apresentando um plano ambicioso de expansão com a abertura de novos estabelecimentos. No último ano foram 10 novas lojas, num investimento de 50 milhões de euros.

Dos 51 mil metros quadrados, um terço destina-se a câmaras frigoríficas para produtos frescos, congelados e secos, e ao todo tem capacidade para 30 mil paletes. Com este espaço, o LIDL irá transferir para Cheste a actividade que centralizava no centro de Riba-roja de Túria, também na província de Valência, e “se tornou obsoleto e pequeno para atender às crescentes necessidades de logística da empresa”.

A estratégia é também semelhante à que a Mercadona está a executar na mesma área. A cadeia de Juan Roig adquiriu terras no Parc Sagunt e está a desenvolver uma mega plataforma de nível 1, fornecedora de outras em Espanha, com a qual pretende reorientar a sua estratégia logística, agora muito concentrada em Riba-roja.

Embora ainda se encontre muito atrás da Mercadona em Espanha, que lidera com cerca de 25,8% do mercado (mais 17,1% que o Carrefour, em segundo lugar com 8,7%), o LIDL, que se encontra ainda em quarto lugar, foi o que mais cresceu no ano passado, com 0.7%, e já é a segunda em número de clientes, contando já com 550 lojas, 10 plataformas logísticas e 13 mil funcionários.