Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contentores eléctricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.
Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes permite movimentar-se por 35 horas.
Do investimento total, cerca de sete milhões de euros foram pagos pela União Europeia e por fundos portuários destinados às embarcações que marcarão o início da transformação da indústria marítima através de navios 100% sustentáveis, com zero emissões e alimentados por inteligência artificial.
Os navios com destino à frota da Bélgica e da Holanda terão 52 metros de comprimento e 6,7 metros de largura, com capacidade para 24 contentores de 20 pés com um peso máximo de 425 toneladas. As operações previstas para carregamentos irão partir dos portos de Antuérpia, Amesterdão e Roterdão.
As embarcações sustentáveis funcionarão com baterias de 20 pés, carregadas em terra pelo fornecedor Eneco, e terão uma autonomia de até 15 horas de energia.
Is it possible to convert, at a later stage, the propulsion system, from total electric to a hybrid system, using batteries and other kind of carbon free fuel, such as hydrogen?
Good question!! Being Electricity the most noble form of energy, this may be a non-sense. However it looks nice. Batteries, have a very short useful life, with materials hard to find in the nature and with a huge carbon footprint. Also, despite it looks “cool”, the power required for container vessels propulsion (always above 15 knots, most of them at 20 knots for many days at sea) cannot be provided by batteries. This “ships” are extremely small, and I believe they will have their limited success only on very specific routes where speed and weight is not a concern!! One other cost to consider is the recharging stations!