O “Cranes Engineering Hub”, centro de competências da Siemens Portugal que desenvolve soluções para terminais portuários, está a participar em quatro novos projectos internacionais, nomeadamente em Barcelona (Espanha), no Dubai (Emirados Árabes Unidos), em Maputo (Moçambique) e em Constança (Roménia).

Este centro desenvolve e fornece soluções para pórticos de cais e gruas de parque de terminais portuários, ou seja, leva a cabo projectos de design, modernização e digitalização das máquinas que colocam e retiram os contentores dos navios e que movimentam os contentores dentro dos portos.

Por parte da empresa, Luís Bastos, director da área de Process Automation da Siemens Portugal, afirma que “ao longo dos últimos anos, este sector tem registado um dinamismo muito interessante, com cada vez mais gestores de terminais portuários, de diferentes geografias, interessados em estender o tempo de vida útil das suas máquinas, tornando-as mais eficientes; e a apostar na digitalização, que permite, por exemplo, fazer as manobras com maior rapidez e aumentar a produtividade geral das operações”.

“Para além dos vários projectos que temos em curso, a equipa está a acompanhar novas oportunidades de negócio interessantes no Médio Oriente e em vários países europeus”, acrescenta o responsável.

Através da digitalização, com simulações virtuais, o hub consegue criar um gémeo digital dos portos em que se encontra a desenvolver projectos, e optimizar as gruas e pórticos dos terminais portuários. É assim possível testar os processos, seleccionar as soluções e os equipamentos mais adequados a cada porto e posicioná-los no espaço disponível, antes de começar a construir ou de serem feitos investimentos significativos.

Outro dos trabalhos desenvolvidos pelo hub é a automação de algumas das actividades associadas à operação de máquinas. Exemplo disso é a condução remota, ou semi-automática, dos pórticos, através de uma sala de controlo que facilita as manobras e as torna mais seguras e eficientes.

O hub é responsável pela modernização de mais de 90 pórticos e gruas, em 10 países: Portugal, Grã-Bretanha, Espanha, França, Roménia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Egipto, Moçambique e Aruba. A nível nacional, as soluções da Siemens estão implementadas nos principais portos, nomeadamente Sines, Setúbal, Lisboa, Leixões, Aveiro, Figueira da Foz e Viana do Castelo.