A IKEA colocou recentemente em circulação uma frota de veículos eléctricos para a entrega de encomendas, uma medida que joga com a estratégia de sustentabilidade da marca sueca.

Este é o primeiro teste realizado em Portugal que, numa fase inicial, será implementado na área da grande Lisboa, com o objectivo de chegar a 20% das entregas em todo o país até ao final do ano.

Ana Barbosa, responsável de sustentabilidade da IKEA Portugal, afirma que “a visão da IKEA é criar um dia-a-dia melhor para a maioria das pessoas, e acreditamos que as vidas são realmente melhores quando vividas de forma sustentável. Para nós, trata-se de equilibrar o nosso crescimento económico com o impacto positivo no planeta e nas pessoas. É por isso que estamos muito satisfeitos por estarmos a iniciar o nosso caminho neste grande objectivo, contribuindo para o combate das alterações climáticas e a proporcionar um mundo e um futuro melhor, mais verde e mais justo”.

A empresa pretende tornar os serviços de entregas totalmente eléctricos até 2025 de forma faseada. A marca sueca contou com a parceria com a TNB, tendo na fase inicial quatro carrinhas. Frederico Beck, CEO da TNB, refere que “somos parceiros da IKEA desde 2007 nos serviços ao domicílio. Desde o início desta parceria que ‘inovação’ e ‘desenvolvimento’ de estratégias sustentáveis têm sido palavras-chave. O projecto que agora iniciamos com a IKEA é muito ambicioso e inovador, sendo que a TNB tem vindo a investir fortemente na forma mais sustentável de fazer chegar os produtos às casas dos consumidores”.