O navio Samskip Glacier atracou no Porto de Aveiro, no sábado, para descarregar cerca de 2.000 toneladas de bacalhau já processa­do (seco e salgado) proveni­ente da Noruega, importado pela CNCB, da Gafanha da Nazaré. A operação deverá estar concluída hoje. 

O navio frigorífico Samskip Glacier atracou no Porto de Aveiro no passado sábado onde vai descarregar cerca de 2000 toneladas de bacalhau já processado (seco e salgado), tratando-se da maior exportação de bacalhau a partir da Noruega.

Segundo a administração do Porto de Aveiro, a movimentação desta tipologia de carga, que faz parte da génese da história do Porto de Aveiro, já não acontecia há mais de duas décadas no Porto de Aveiro em tão grandes quantidades. O navio, agenciado pela Peninsular Port Services, Lda, é operado pela Aveiport.

O transporte desta quantida­de de peixe por via marítima de­ve-se à situação que se vive nas cadeias de abastecimento, com escassez de contentores e de camiões para o transporte terrestre. Face a esta carência, “tivemos de nos adaptar”, disse ontem, ao Diário de Aveiro, Simão Gonçalves, director da CNCB, a empresa importadora.