No passado dia 4 de Novembro ocorreu a inauguração do VGP Park Santa Maria da Feira, o primeiro parque da empresa em território nacional. O novo espaço conta com 30.000 metros quadrados edificados, num terreno de 73.500, localizado junto à A1 e ao CREP A41, a Circular Regional Exterior do Porto. A VGP chegou a Portugal em 2019, e iniciou a construção do novo Parque ainda no primeiro trimestre de 2021.

“Utilizando os mais recentes avanços tecnológicos, o edifício cumpre os requisitos para uma construção energeticamente eficiente e sustentável e terá como objectivo ser o primeiro parque logístico certificado sustentável BREEAM Very Good em Portugal”, avançou a empresa, e destaca que tal como os seus restantes edifícios do grupo, também este está preparado para receber painéis solares e estações de carregamento eléctricas.

Neste momento o Parque encontra-se totalmente arrendado pela Rádio Popular, uma das principais marcas portuguesas de retalho em electrodomésticos e electrónica de consumo e a primeira a instalar-se no espaço, que escolheu o VGP Park Santa Maria da Feira para albergar o seu novo centro logístico, mudando-se para as novas instalações já no início de 2022.

Por parte da VGP, Jan Van Geet, CEO da empresa, afirma que “Portugal é um país estratégico para a VGP. Os fundamentos da economia são fortes – ostentando uma mão-de-obra qualificada e de língua inglesa, situada no meio de sistemas políticos e sociais bem ancorados e estáveis. Além disso, a economia está no caminho certo para uma forte recuperação pós-pandemia, como se pode ver nos dados relativos ao volume de negócios da produção industrial e às vendas a retalho, a reflectir a procura pendente dos consumidores portugueses”.

No seu discurso, Jan Van Geet destaca e agradece à Rádio Popular porque “foi o primeiro edifício, e começar algo novo num novo país é sempre um pouco difícil. É preciso ser-se audaz para colocar toda esta confiança nas nossas mãos”.

Em Portugal, o country manager da empresa é José Manuel Ferreira, que comenta que já têm vários projectos a decorrer, e que “para além do nosso primeiro parque em Santa Maria da Feira, adquirimos também terrenos em Sintra e Loures. A nossa ambição é ter estes parques totalmente arrendados nos próximos meses. Além disso, estamos a analisar várias novas localizações nas zonas de Lisboa e Porto. A VGP tem uma ambição clara de trazer localizações privilegiadas, padrões de qualidade elevados e os edifícios mais sustentáveis para o mercado português. Não nos esforçamos para ser os maiores. Pretendemos muito mais ser os melhores na classe”.

Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, foi o convidado de honra para a inauguração. Ao nível do município, o autarca defende que “a abertura deste parque de negócios é muito mais do que um mero acto formal ou simbólico. É um passo decisivo para a afirmação da nossa estratégia de atracção de projectos de valor acrescentado na nossa região. O VGP Park Santa Maria da Feira destaca-se pela sua dimensão e alcance, mas sobretudo pelo seu compromisso com a sustentabilidade, a responsabilidade social, a comunidade e a região”.

O autarca enfatiza a importância da localização geográfica da freguesia de Nogueira da Regedoura, pois “estamos aqui mesmo junto ao nó da A1, à A41, e a poucas centenas de metros da A29”. “Estamos precisamente, naquilo que eu digo, no sítio mais estratégico em termos de localização em Portugal”, acrescenta ainda.

O Grupo VGP está actualmente em 13 países europeus, e em 11 deles encontram-se mais de 85 parques, e destaca a importância do uso de tecnologias de ponta, da sustentabilidade e da eficiência energética nas propriedades comerciais que a VGP desenvolve. “A empresa pretende ser neutra em carbono até 2025 e está também a trabalhar nas certificações BREEAM e na geração de energia verde através da sua unidade de negócio VGP Renewable Energy”, comenta em comunicado. Como resultado, 35% do portefólio da VGP já está certificado e a capacidade de produção de energia verde da VGP Renewable Energy foi expandida para 62 MWp, com mais 71 MWp no oleoduto.

Em 2019 criaram a Fundação VGP, com o objectivo de aumentar o impacto social da empresa, e identificou os primeiros 23 projectos a apoiar. Até agora já foi dotada de 7 milhões de euros pela VGP.

Jan Van Geet destaca ainda que no próximo ano irão investir mais de mil milhões de euros nos seus projectos, e que uma parte desse valor será direccionada para Portugal.