A Gestamp, multinacional de engenharia automóvel, seleccionou através de um concurso público a Gefco, especialista global em gestão de cadeia de abastecimento multimodal, para transportar componentes em Portugal utilizando camiões movidos a GNL, com vista a uma mobilidade mais sustentável e eficiente. O transporte será feito entre a sua fábrica em Vendas Novas para os seus clientes em Palmela, num modelo Just-In-Time.

O concurso ocorreu no final de 2020 e envolve um contrato de dois anos, e o transporte de 86.400 toneladas de componentes automóveis anualmente. Desde Março de 2021 que a Gefco opera diariamente estes fluxos até Palmela com recurso a este transporte mais sustentável. Entre Vendas Novas e Palmela são percorridos 900 quilómetros diariamente, e ao utilizarem estes camiões conseguem obter uma redução de cerca de 57 toneladas de emissões de CO2, quando comparados com os camiões movidos a gasóleo.

Jorge Possollo, director-geral da Gefco Portugal, comentou que “hoje, todas as empresas, especialmente no sector automóvel, estão a trabalhar para a neutralidade carbónica. A Gefco está a trabalhar em parceria com os clientes para oferecer soluções de transporte de mercadorias mais ecológico e mais rentável. Depois de testes bem-sucedidos em várias rotas através da Península Ibérica ao longo dos últimos meses, estamos entusiasmados em oferecer este serviço ao nosso parceiro de negócios de longa data, a Gestamp, e estamos ansiosos por disponibilizá-lo a outros clientes como uma valiosa alternativa sustentável aos combustíveis tradicionais”.

Por parte da Gestamp, Natália Carmona, gestora de Compras e Logística da empresa, comenta que “orgulhamo-nos de avançar para soluções de transporte mais sustentáveis com o nosso parceiro de longa data, a Gefco. Este acordo representa mais um passo em frente no compromisso a longo prazo da nossa empresa em alcançar os mais elevados padrões de sustentabilidade em toda a nossa cadeia de produção”.

A Gefco comenta ainda em nota de imprensa que “o transporte limpo nunca foi tão importante”, tanto para as empresas como para os consumidores. “Gerar menos gases com efeito de estufa, ruído e custos por quilómetro, o gás natural comprimido (GNL) e o gás natural liquefeito (GNL) oferecem óptimas alternativas face ao gasóleo”, avança ainda a nota.

A empresa conta com uma parceria com clientes, fornecedores e fabricantes de camiões para testar estas alternativas verdes, e encontra-se a testar camiões movidos a GNL/CNG na Eslováquia, França e Polónia, para medir os custos e benefícios antes de estes serem lançados.