É o resultado de um concurso para projetos de logística lançado pelo porto de Gennevilliers (departamento francês 92) e chama-se Green Dock. A Goodman foi a selecionada para o desenvolvimento desta plataforma logística multimodal de 90.000 m². A plataforma será construída em quatro níveis, ligada diretamente ao Sena e visando o desenvolvimento do transporte fluvial e da distribuição urbana na região da Grande Paris.

Denominado Green Dock, este projeto de logística estará localizado no Porto de Gennevilliers, a instalação portuária líder na área da Grande Paris, em tamanho e atividade, a apenas 5 km de Paris e a 20 minutos do aeroporto Roissy – Charles de Gaulle.

250 empresas, dos mais diversos setores, já escolheram a área em função da localização do porto e da oferta multimodal, que inclui a combinação dos modos fluvial, marítimo/ferroviário e rodoviário. O Green Dock permitirá que as empresas de distribuição urbana forneçam entregas na “última milha” e desenvolvam o transporte fluvial para o interior da capital francesa.

O transporte fluvial está a tornar-se cada vez mais importante para muitos operadores, pelo que não é de estranhar que empresas como a Stef, a DB Schenker e a Ceva Logistics já tenham manifestado o seu interesse no Green Dock, que será desenvolvido, mantido e gerido diretamente pela Goodman.

“Este projeto de plataforma multimodal é uma inovação para a Europa e confirma o papel do novo PORTO HAROPA numa logística ambiciosa e descarbonizada. Este acordo é uma ilustração perfeita de nossa capacidade de oferecer soluções logísticas de ponta a ponta desde os terminais marítimos de Le Havre e Rouen até à última milha e prosseguir com os projetos dos nossos parceiros a uma escala e com uma qualidade nunca antes vista nos nossos portos”, disse Stéphane Raison, CEO da HAROPA PORT.