O primeiro veículo pesado abastecido a biometano 100% renovável já circula em Portugal e é do operador logístico HAVI. A descarbonização no setor do transporte rodoviário de mercadorias dá assim mais um passo importante.

Através da parceria estabelecida entre a Dourogás e a HAVI, em colaboração com a Scania, em Setembro de 2021, teve lugar o evento que marcou o primeiro abastecimento de gás natural veicular (GNV) 100% renovável de um veículo pesado.

O biometano incorporado no posto de abastecimento da Dourogás em Loures tem origem no projeto pioneiro de demonstração de conceito que permite produzir gás natural 100% renovável a partir da digestão anaeróbia de resíduos orgânicos, o Biogasmove. Assim, um dos objetivos da Dourogás é disponibilizar biometano de origem 100% renovável em todos os seus postos de abastecimento até 2025.

Esta iniciativa visa executar uma das medidas do Consórcio Ibérico “ECO-GATE”, que tem o intuito de melhorar a eficiência do mercado de GNV, através da implementação de soluções inovadoras que contribuam para uma mobilidade mais limpa e mais sustentável, em adesão aos desígnios nacionais e europeus da transição energética.

A este propósito, Luís Ferreira, country lead da Havi Portugal salienta: ​​​​​​​“A sustentabilidade ambiental é um dos pilares estratégicos da Havi pelo que iniciativas como esta, que nos possibilitam avançar no sentido da redução das emissões de carbono geradas no transporte de mercadorias, são para nós fundamentais. A Havi estabeleceu como objetivo (HAVI’s Science Based Targets) reduzir as suas emissões de carbono em 40% até 2030 e, para que tal seja possível, está empenhada em trabalhar em parcerias como esta que promovem práticas que nos permitirão contribuir para um mundo mais limpo, saudável e sustentável.”

Mais um importante passo no caminho da descarbonização do setor do transporte de mercadorias.