O primeiro camião 100% elétrico da Dachser Portugal começa este mês a percorrer as “artérias” da cidade do Porto, comprovando a aposta na sustentabilidade dos serviços de distribuição urbana do operador logístico.

O veículo insere-se no modelo de distribuição da multinacional, Dachser Emission-Free Delivery, que realiza entregas, neste caso, na Área Metropolitana do Porto, sem libertar gases poluentes para a atmosfera.

O camião de zero emissões tem como ponto de partida a filial da Dachser em Vila do Conde, e segue, diariamente ao longo da semana, em direção ao centro da cidade para realizar entregas de mercadorias em lojas ou destinatários particulares.

Para garantir esta forma de distribuição amiga do ambiente, o operador logístico conta com o FUSO eCanter que é o único camião 100% elétrico, com 7.5 toneladas, a ser produzido em grande escala. O veículo tem uma autonomia de cerca de 120 quilómetros, uma carga útil de 2.9 toneladas e capacidade para 10 paletes.

Celestino Silva, managing director european logistics iberia na Dachser, afirma que “o modelo Dachser Emission-Free Delivery já ganhou um prémio federal de logística urbana sustentável, na Alemanha, e será lançado em 11 áreas metropolitanas europeias até ao final de 2022, sendo o Porto uma das primeiras cidades contempladas”. Para o responsável, o operador logístico “está totalmente empenhado em contribuir para a proteção climática procurando, ativamente, implementar uma estratégia focada na eficiência do consumo de energia, dos processos de produção e logística, promovendo, ainda, a inovação e a responsabilidade inclusiva”.

A Dachser irá ainda expandir a sua frota de veículos de zero emissões, adotando mais camiões elétricos e pontos de carregamento. Além disso, o operador logístico está ainda a testar camiões movidos a hidrogénios.