O Porto de Roterdão organizou uma conferência de lançamento do projecto MAGPIE, que contou com a participação do Porto de Sines entre outros 44 parceiros.

A conferência contou com a presença de representantes e stakeholders das autoridades portuárias, de instituições de ensino e de empresas, onde se inclui a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).

Com o tema “Portos parceiros e pioneiros partilham a sua visão”, a delegação da APS partilhou as orientações estratégicas e a Agenda NEXUS do Porto de Sines, focadas não só na digitalização e inovação, enfatizando a importância do porto para o mercado europeu, mas também no processo de transição energética, com o cumprimento dos objetivos de descarbonização do transporte marítimo estabelecidos pela União Europeia, destacando a localização privilegiada de Sines nas rotas marítimas internacionais.

O objetivo do projeto MAGPIE, que ascende a 25 milhões de euros, é promover um crescimento decisivo no abastecimento e consumo de combustíveis verdes no transporte marítimo, através de iniciativas que promovam a acessibilidade aos consumidores, contribuindo para a descarbonização do transporte relacionado com o porto, apresentando e implementando soluções inteligentes nos domínios da digitalização e automatização.

Os resultados desta conferência serão demonstrados no Porto de Roterdão, sendo que poderão ser replicados nos demais portos parceiros, entre os quais o Porto de Sines, de acordo com o plano principal do projeto.