A empresa ferroviária francesa SNCF, anunciou ontem, terça-feira, num comunicado à agência Lusa, a compra da empresa Takargo, subsidiária do grupo Mota-Engil.

A compra foi feita pela Rail Logistics, divisão da empresa francesa SNCF, dedicada à logística e transporte ferroviário de mercadorias. O comunicado confirma que, esta compra se deve à “sua vontade de continuar a promover o transporte ferroviário de mercadorias na Europa e de acelerar a transferência modal” e que “a Takargo será integrada na rede Captrain, um importante ‘player’ em transporte ferroviário e de logística na Europa”.

Apesar desta aquisição ainda estar sujeita à aprovação das Autoridades da Concorrência, a empresa francesa demonstra confiança no mercado português e no dinamismo dos seus portos.

A Takargo foi criada em 2006 e foi a primeira operadora privada de transporte ferroviário de mercadorias em Portugal com o objetivo da liberalização do mercado de transporte de mercadorias na rede ferroviária europeia. Deste modo, a empresa expandiu a sua atividade ao tráfego transfronteiriço com o país vizinho em 2009, com a criação da Ibercargo, uma ‘joint venture’ juntamente com a Captrain España, desenvolvendo uma posição forte na relação entre os dois países.

O presidente da Rail Logistics Europe, Frédéric Delorme, afirma que “A Takargo também nos permitirá apoiar a necessidade de soluções isentas de carbono no corredor atlântico para o tráfego convencional e combinado dos nossos clientes”.

O comunicado não revela o valor da aquisição, mas em 2021, a Rail Logistics alcançou um volume de negócios de 16 milhões de euros e emprega mais de 100 trabalhadores. A empresa francesa afirma que esta mudança de acionista não trará alterações ao modelo operacional da Takargo, demonstrando confiança nas capacidades de gestão da equipa atual.

A Rail Logistics é o maior operador logístico em França incluindo as empresas Fret SNCF, Captrain, VIIA, Valiland Cargo e Forwardis, e o segundo na Europa.