A MSC fez saber que integra a iniciativa de partilha de dados Freight Logistics Optimization Works (FLOW), lançada pela Casa Branca a 15 de março de 2022. Este importante projeto ajudará a eliminar os estrangulamentos da cadeia de abastecimento, melhorando a troca de informações sobre fretes entre os principais interessados e consumidores, levando a prazos de entrega mais rápidos e a redução de custos.

Representando diversas áreas da cadeia de abastecimento, os parceiros da FLOW incluem autoridades portuárias sediadas nos EUA, operadores de terminais, empresas privadas, operadores logísticos, e empresas de armazenagem, bem como os transportadores marítimos MSC e CMA CGM.

São 18, mas poderão vir a ser mais, os parceiros da FLOW que trabalharão em conjunto com a Administração norte-americana para desenvolver uma forma mais eficiente e transparente de partilha de informação. A ideia é criar uma nova ferramenta digital, onde cada empresa possa partilhar dados precisos, relacionados com a carga, em tempo real.

“Temos o prazer de aderir e apoiar a iniciativa FLOW liderada pelo Departamento de Transportes dos EUA, pois acreditamos firmemente que uma infra-estrutura digital comum e interoperável em toda a indústria de transporte de contentores é um passo crítico para tornar as cadeias de abastecimento mais eficientes, seguras e resilientes. A colaboração com governos e outros intervenientes-chave da indústria é de extrema importância para a MSC, e não há dúvida de que esta iniciativa irá reforçar os alicerces para o intercâmbio de informação sem descontinuidades, de ponta a ponta, de que todos precisamos para manter o comércio global em movimento hoje – e amanhã”, disse André Simha, Chief Digital and Information Officer da MSC.

De realçar que a MSC tem estado empenhada em construir parcerias fortes e interprofissionais que preparem o futuro da navegação, tirando partido das oportunidades de digitalização. Alguns exemplos disso são Future International Trade (FIT), TradeLens, Smart Maritime Network, e a Digital Container Shipping Association (DCSA).