A presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e da Administração do Porto de Lisboa (APL), Lídia Sequeira, em entrevista ao jornal regional ‘O Setubalense’ tocou em diversas questões relativas ao porto sadino e a sua representação “de referência internacional da região”.

Lídia Sequeira destaca a importância do porto de Setúbal para a internacionalização, e que a sua proximidade à capital o torna como uma boa alternativa ao porto de Lisboa. “O crescimento que se tem vindo a registar neste segmento demonstra a capacidade do Porto de Setúbal em dar resposta competitiva às necessidades do sector automóvel, na importação e exportação, posicionando-o como uma das referências europeias no Roll-on Roll-off, com linhas regulares que servem os mais diversos pontos da Europa, Mediterrâneo e Extremo Oriente”, defende Lídia Sequeira, caracterizando o porto sadino como “líder nacional no segmento de carga ‘ro ro’ no que concerne à movimentação de veículos ligeiros novos”.

Lídia Sequeira considera que a movimentação de carga de elevado valor no porto sadino traz “rendimentos e representatividade ao porto, quer em termos de importação de veículos, quase todas as marcas comercializadas no país, quer em exportações de veículos montados nas fábricas em Portugal”, contou, apontando a fábrica da Volkswagen, AutoEuropa, em Palmela como exemplo.

Ainda acerca da AutoEuropa, Lídia Sequeira mantém-se positiva e não considera que os rumores da saída da fábrica do distrito de Setúbal se concretizem, “Somos positivos e nada leva a crer que exista uma pré-disposição para a deslocação de grande parte da produção da AutoEuropa para outro país, esperamos sim que venham aqui a localizar-se outras unidades industriais.”

Defende também que o porto da capital de distrito tem capacidade para acompanhar as exigências necessárias: “O Porto de Setúbal, com a capacidade actual instalada, (…) tem condições para responder às necessidades imediatas e do futuro próximo dos seus parceiros, isto é, tem capacidade para movimentar mais carga e também para atrair e permitir responder à instalação de novas unidades industriais”, e que uma grande vantagem é “estar ligado a várias plataformas logísticas na sua proximidade, localizado numa das mais importantes zonas industriais do país, com áreas disponíveis para instalação de novas unidades”.

É enaltecendo a importância do porto de Setúbal a nível nacional e internacional que Lídia Sequeira sustenta a sua teoria de que “a instalação de um novo Terminal no Barreiro, essencialmente associado ao consumo, não vai impedir o crescimento do Porto de Setúbal, muito associado à produção industrial”, acrescentando que este “já é um representante de referência internacional da região”, pois “a sua actividade comercial é estabelecida quase na totalidade com outros países”.