A  A.P. Moller – Maersk anunciou a criação da Maersk Air Cargo como a principal oferta de carga aérea da empresa, servindo as necessidades logísticas dos seus clientes com logística integrada e escolheu o segundo maior aeroporto da Dinamarca, Billund, como a sua plataforma de carga aérea.

A nova empresa de carga aérea é o resultado do operador de aeronaves interno existente, a Star Air, que transferiu atividades para a Maersk Air Cargo, a nova transportadora que apoia os clientes existentes e os novos clientes e a logística da Maersk de ponta a ponta.

“O frete aéreo é um facilitador crucial de flexibilidade e agilidade nas cadeias de abastecimento globais, uma vez que permite aos nossos clientes enfrentar os desafios críticos da cadeia de abastecimento e fornece opções de modo de transporte para cargas de alto valor. Acreditamos firmemente em trabalhar em estreita colaboração com os nossos clientes. Por conseguinte, é fundamental para a Maersk aumentar também a nossa presença na indústria global de carga aérea, introduzindo a Maersk Air Cargo para satisfazer ainda melhor as necessidades dos nossos clientes”, diz Aymeric Chandavoine, Diretor Global de Logística e Serviços da A.P. Moller – Maersk.

A Maersk operou pela última vez a partir de Billund, em 2005. A partir do continente, a Maersk Air Cargo irá progressivamente implantar e operar uma capacidade controlada de cinco aviões – dois novos B777F e três aviões de carga B767-300 alugados. Três novos cargueiros B767-300 serão também acrescentados à operação EUA-China, que será inicialmente assegurada por um terceiro operador. Espera-se que o novo avião esteja operacional a partir da segunda metade de 2022 e até 2024.

A ambição da Maersk é ter aproximadamente um terço da sua tonelagem aérea anual transportada dentro da sua própria rede de carga. Isto será conseguido através de uma combinação de aeronaves próprias e alugadas, replicando a estrutura que a empresa tem dentro da sua frota marítima. A restante capacidade será fornecida por transportadoras comerciais estratégicas e operadores de voos charter.

Espera-se que a Maersk Air Cargo esteja totalmente operacional a partir da segunda metade de 2022.