GreenToken by SAP é o nome de um projeto-piloto da Unilever com a SAP com vista a incrementar a rastreabilidade e a transparência na cadeia de abastecimento mundial do óleo de palma da Unilever.
Produtos como o óleo de palma são frequentemente misturados com outras matérias-primas fisicamente idênticas, provenientes de fontes verificadas e não verificadas como sustentáveis, logo após a “primeira milha” da cadeia de abastecimento e que motivam a perda ou a falta da informação de origem.
Numa prova de conceito bem sucedida, realizada na Indonésia, a Unilever aplicou a GreenToken no rastreio de mais de 188.000 toneladas de fruta de óleo de palma. A solução consentiu à Golden Agri-Resources e a outros fornecedores da Unilever criar fichas que espelham o fluxo material do óleo de palma em toda a cadeia de abastecimento, captando as características únicas ligadas à origem desta matéria.
“Com a GreenToken queremos trazer a mesma rastreabilidade e transparência da cadeia de abastecimento de matérias-primas a granel, que podemos obter em qualquer outro produto de consumo através da digitalização de um código de barras ou QR”, assegura Nitin Jain, cofundador e diretor geral da solução GreenToken by SAP, da SAP. “A nossa solução permite às empresas informar qual a percentagem de produtos de óleo de palma que compraram com origem sustentável e acompanhá-los até ao produto que será adquirido pelo consumidor final”.
“A tecnologia tem desempenhado um papel importante nos nossos esforços para aumentar a visibilidade e a transparência nas nossas próprias cadeias de abastecimento de óleo de palma”, explica Anita Neville, diretora de sustentabilidade e comunicação, da Golden Agri-Resources. “A nossa participação na solução piloto da GreenToken by SAP e Unilever permitiu um valioso conhecimento sobre como transmitir, com sucesso, informação entre os diferentes atores da cadeia de abastecimento”.
A solução GreenToken ajudou a Unilever a localizar, verificar e reportar quase em tempo real a origem e o percurso do óleo de palma na sua longa e complexa cadeia de abastecimento. “A Unilever está empenhada em atingir uma cadeia de abastecimento livre de desflorestação até 2023, e a tecnologia blockchain tem o potencial de ajudar empresas, como a nossa, a traçar as suas cadeias de abastecimento para garantir que as matérias que adquirimos respeitam as pessoas e o planeta”, refere Dave Ingram, Chief Procurement Officer, da Unilever. “Somos encorajados pelos resultados promissores do nosso piloto com a GreenToken by SAP, o mais recente elemento que constitui a nossa abordagem para garantia de uma cadeia de abastecimento mais rastreável e transparente, habilitada pela tecnologia”.
O trabalho com a GreenToken é mais um passo que a Unilever dá para conseguir a plena visibilidade da sua cadeia de abastecimento.