A Airbus anunciou que lançou o seu protótipo de entregas não tripulado num teste de voo em Singapura e que o mesmo foi um sucesso. O voo de teste começou num centro de manutenção dedicado, tendo aterrado numa estação própria para o efeito e, uma vez lá, sido carregada uma encomenda com um braço mecânico.O Skyways voltou a levantar voo e dirigiu-se para terra, demonstrando ali a sua capacidade para descarregar equipamentos.

O projecto vem a ser desenvolvido desde Fevereiro de 2016 em conjunto com a Autoridade de Aviação Civil de Singapura (CAAS), e visa criar um projecto de entregas que garanta que as mesmas sejam feitas com a mesma segurança, sustentabilidade e eficiência que um serviço por estafeta garantiria. Para tal, o Skyways vem equipado com um sistema que lhe possibilita aterrar em segurança, pousar em estruturas seguras, descarregar ou carregar materiais, e depois voar para outros locais.

A Airbus Helicopters, divisão da empresa que se encontra responsável pelo projecto, tem-se mostrado muito optimista quanto a esta fase de testes devido aos resultados positivos. Para ajudar nesta fase, a companhia tem equipamentos de teste na Universidade Nacional de Singapura, e planeia criar várias estações dentro do campus, onde os estudantes poderão enviar pequenas embalagens entre 2 e 4 kg para diversos locais do recinto que totaliza 150 hectares (o equivalente a 150 campos de futebol). Várias experiências estão a decorrer e o Skyways será apresentado na universidade quando começar a versão de testes.