A ID Logistics acaba de implementar cacifos inteligentes nas suas instalações. Os SmartLockers adaptam-se aos diferentes tamanhos dos dispositivos RF, tornando-se numa ferramenta de trabalho que oferece eficiência e autonomia ao processo de troca e atribuição de equipamentos. Através de um software integrado permite que os colaboradores sejam autónomos na requisição dos seus dispositivos de trabalho no dia a dia.
Esta iniciativa foi desenvolvida pelas empresas portuguesas Tecnocrimp e Microio, desde o hardware ao software, e apresenta várias funcionalidades operacionais, de acordo com a tipologia de cada utilizador, como, por exemplo, levantar ou depositar equipamentos, reportar avarias, efetuar depósitos de novos equipamentos, levantamento de equipamentos avariados, consultar movimentos, verificar relatórios de ocupação e disponibilidade e ainda definir alertas.
Cada módulo inserido nos SmartLockers apresenta diferentes tamanhos de acordo com as especificidades de cada equipamento, e o acesso é feito através de leitura ótica. Para além disso, existe a possibilidade de acesso remoto, para acessibilidade à distância e facilidade na consulta do estado de cada equipamento.
Vitória Nunes, diretora da unidade de negócios da ID Logistics Portugal, afirma que “esta solução surgiu com a necessidade de aceder em tempo real à informação sobre a disponibilidade dos equipamentos, se estavam operacionais para utilização, alocados a algum colaborador ou em manutenção. Os cacifos inteligentes vieram, assim, simplificar essa gestão. O responsável de cada equipa tem a possibilidade de atribuir o acesso por atividade ou colaborador e, através da plataforma remota, verificar o estado de cada equipamento. A implementação desta solução veio facilitar o dia a dia das equipas”.
Este projeto é composto por três fases, sendo que até ao final deste ano estará concluído com a implementação e aproveitamento do potencial aplicado a outros processos, já identificados e projetados para futuro, abrangendo outras unidades de negócio da ID Logistics.