Nos últimos anos temos assistido a uma aposta cada vez maior das empresas no comércio externo, principalmente nas exportações, para alavancar o seu crescimento e tornarem-se mais competitivas no mercado global.
Esta aposta tem vindo a refletir-se também no aumento de profissionais nos setores da logística, supply chain e compras, com perfis cada vez mais exigentes, mais especializados e mais focados na ligação aos mercados externos. Estas funções têm-se ressentido positivamente com o crescimento das exportações, que representaram um aumento de 11% em 2017 relativamente a 2016, num total de 85,3 mil milhões de euros, cerca de 42% do Produto Interno Bruto (PIB).
Cada vez mais, as empresas, para fazer face à aposta neste setor, procuram profissionais especializados em funções como: responsável de transportes, responsável de exportação, responsável de operações (marítimas, aéreas ou terrestres), compradores estratégicos, compradores de categorias ou supply chain managers, entre outras funções que possam estar interligadas com a exportação.
Portugal é um país cada vez mais focado na exportação, sendo dois dos principais contribuidores para este crescimento os setores da indústria e o do turismo, aliás, o setor do turismo representou um crescimento próximo dos 20% face a 2016, prevendo-se que os próximos anos também sejam positivos.
Durante os anos de crise, muitas empresas investiram na exportação dos seus produtos e serviços, procurando novos mercados. Não obstante, existem ainda muitos mercados onde podemos crescer, as exportações são feitas principalmente na Europa e em África, mas a tendência é que a cota noutros continentes, como o asiático e o americano, continue a crescer.
Estamos muito bem situados em termos geográficos e por isso Portugal pode ser um ponto estratégico muito importante no que concerne aos setores da logística e da distribuição. Se aproveitarmos esta vantagem competitiva que temos e a juntarmos aos excelentes profissionais que existem no mercado, temos todas as condições para continuar a crescer e tornarmo-nos num país claramente exportador e focado no mercado global.
Volto a referir que Portugal está na moda, pelo que teremos que aproveitar esta onda e navegá-la como só nós sabemos, de modo a podermos voltar a ser um dos países de referência no mercado global.
Filipe Forte, Consultor Sénior – Logistics&SupplyChain | Michael Page