A multinacional Dachser expandiu a sua rede LCL (Less-than-Container-Load) em março e conta com novas rotas marítimas entre a Escandinávia e a China, tendo como objetivo reduzir não só o tempo de entrega das mercadorias como o custo de transporte ao longo de toda a cadeia de abastecimento.

O serviço interliga assim, uma vez por semana, Copenhaga, na Dinamarca, e Gotemburgo, na Suécia, às cidades chinesas de Ningbo e Xangai, com tempos de entrega muito mais céleres. “No caso de Copenhaga e Gotemburgo, por exemplo, o transporte direto economiza tempo, reduz custos e minimiza o risco de danos na carga”, informa o Head of Global Management Ocean da Dachser, Claus Freydag.

Mais do que transporte feito nas rotas de Copenhaga e Gotemburgo que têm como destino a China, a Dachser disponibiliza ainda outros serviços diretos a partir de portos mais pequenos e de cidades europeias interiores em direção à região da Ásia-Pacífico. Estes são processos raros com ligação a partir de Helsínquia (Finlândia), tal como rotas de Praga (República Checa), Basileia (Suíça) e Gdańsk (Polónia) para Xangai.

“Descarregar contentores em unidades CFS mais pequenas é, sem dúvida, uma excelente decisão, pois estamos a falar de uma estratégia que permite acelerar todo o processo”, acrescenta Claus Freydag. O processo de transporte passa assim por levar os contentores LCL para a estação de carga, onde são desconsolidados e, consequentemente, eliminados tempos de trânsito e transbordo em portos de maior dimensão e mais movimentados.

As consequências da pandemia, o congestionamento dos portos e ainda a falta de mão-de-obra qualificada fizeram aumentar as taxas de transporte marítimo e, é por isso, que Claus Freydag acredita que o seu serviço é “uma opção de cadeia de fornecimento altamente atrativa para os nossos clientes”.

Sergio Fonfría, diretor para o segmento LCL da Dachser em Espanha, afirma que “graças aos acordos firmados com as principais companhias marítimas, a Dachser Spain ASL consegue possibilitar capacidade fixa e partidas regulares aos seus clientes, o que assume uma importância acrescida dada a atual situação de congestionamento do mercado”.

Além de terem prioridade no processo de carregamento, os contentores LCL são, também, considerados uma opção mais amiga do ambiente, dado que permitem potencializar o uso do espaço de carga. Deste modo, “nos próximos meses, esperamos expandir a nossa oferta LCL a outras regiões”, garante Sergio Fonfria.