O Lidl exportou para 29 países com presença da insígnia na Europa, sendo que por cada euro gasto em produtos destinados à exportação foram gerados 1,87 euros na economia portuguesa. As exportações do Lidl tiveram uma ponderação de 2% das vendas nacionais de produtos alimentares para países da UE em 2021 (1,2% em 2020) de acordo com os resultados do “Estudo de Impacto das Exportações do Lidl na Economia Nacional”, levado a cabo pela KPMG.
“Ficamos muito satisfeitos com estes números, que não deixam de ser um grande desafio para o futuro que, como é nosso hábito, estamos prontos para abraçar”, diz Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl Portugal.
“Os valores deste estudo realizado pela KPMG ilustram o nosso empenho em Portugal e a vontade de levar mais longe o que de melhor produzimos no nosso país, conquistando pela qualidade consumidores cada vez mais informados e exigentes de todos os lugares da Europa. Fazemo-lo em conjunto com os nossos fornecedores parceiros, com quem caminhamos lado a lado, abraçando os desafios inerentes que nos são colocados”, realça ainda.
Das empresas exportadoras, 82% são PME, tendo 53% dos fornecedores sido introduzidos em 2021. O ano passado, o Lidl Portugal promoveu a exportação de 22.000 toneladas de frutas e legumes, 67 milhões de unidades de padaria e pastelaria, 8.000 toneladas de legumes e leguminosas enlatados, 16.000 toneladas de snacks, lanches e merendas, 2.000 toneladas de peixe e conservas e ainda 5,2 milhões de litros de vinhos e licores para 29 países da Europa.
Em relação a frutas e legumes, em termos de diversidade de produtos exportados, o valor triplicou face a 2018, com 19 artigos a serem canalizados para o exterior, nomeadamente pera Rocha, melão, melancia, laranja, limão, nectarinas, pêssego, ameixa, alperce, couve-coração e abóbora, além de ter ajudado a iniciar a exportação de pêssego, ameixa e alperce.