A empresa sueca Adnavem lançou-se no mercado português, procurando trazer colaboração, visibilidade e transparência de ponta a ponta. A sua plataforma SaaS permite às empresas digitalizarem e automatizarem os seus serviços, e ainda interligar os intervenientes – proprietários de mercadorias, prestadores de serviços logísticos e expedidores -, conferindo-lhes visibilidade e transparência, desde o momento da compra ao seu fornecedor até à receção da mercadoria.
Através desta conectividade, as empresas podem tomar decisões em conjunto mais depressa, ter acesso aos parceiros (novos e atuais), e aos custos dos serviços, trazendo transparência e flexibilidade para os negócios.
“Num processo de importação, por exemplo, é normal que o departamento de compras ou logística tenha de interagir com vários fornecedores, transitários, despachantes e operadores logísticos tanto no país de origem como posteriormente no país de destino”, explica a empresa em comunicado, e “é normal que cada uma destas entidades utilize softwares diferentes, por vezes de difícil integração”, o que pode resultar nalgumas dificuldades de comunicação e várias trocas de e-mails”.
A plataforma da Adnavem é suportada por quatro pilares:
- Control Tower para soluções de transporte multimodal, onde tanto os proprietários de cargas como os fornecedores de serviços logísticos, beneficiam de comunicações eficientes e desagregação de serviços. A Control Tower destaca-se pelos indicadores em pontos críticos da supply chain e pela visibilidade em tempo real sobre o estado e localização de qualquer transporte.
- Marketplace, conecta proprietários de carga com os fornecedores de serviços logísticos. Permite a seleção de todos os fornecedores de serviços logístico (Transporte terrestre & marítimo, despachantes e transitários, tanto nos países de origem como de destino), tendo em consideração o menor preço, a entrega mais rápida e até mesmo o modo de transporte mais sustentável.
- Order Management, serviço que permite acesso a informações detalhadas e controlo de importação ou exportação de mercadorias. Esta função colaborativa é facilmente integrada com processos de negócios de uma organização pelos seus ERP’s ou Softwares de gestão, promovendo visibilidade sobre o ETA ao nível do artigo e não apenas do transporte.
- Transportation Management System, um serviço multimodal que ajuda as empresas a planear e otimizar a movimentação de cargas. A ferramenta de análise e relatórios suporta o processamento e agendamento de pedidos, reduzindo o risco e garantindo total visibilidade e disponibilidade de toda a documentação centralizada numa única plataforma, disponível para todos os intervenientes.
Agora presente em Portugal, a empresa conta também com escritórios em Gotemburgo, Frankfurt, Singapura e Xangai, sendo uma plataforma de alcance global.