Procurement não é apenas comprar produtos e serviços. Na verdade, o papel de um profissional de procurement é garantir a continuidade das operações da forma mais tranquila possível durante todo o ano. Ou, noutros termos, estabelecer requisitos, pesquisar o mercado e avaliar fornecedores, além de negociar contratos e gerir riscos. Seguidamente, a Achilles propõe-lhe algumas formas de ativamente acrescentar valor aos negócios.

Nem sempre quem está fora do procurement tem conhecimento das atividades diárias da função ou das prioridades corporativas que o procurement  pode apoiar, pelo que há uma série de oportunidades perdidas que poderiam ajudar a aumentar a eficiência e a produtividade. Eis cinco ações que os profissionais de procurement podem fazer para gerar crescimento e inovação.

1. Cortar custos

99,9% das empresas querem diminuir custos sem prejudicar o lucro. Esse é o Santo Graal da boa empresa e a gestão eficiente de custos é uma parte importante na aquisição de mercadorias e na gestão da cadeia de fornecimento.

Encontrando os fornecedores corretos, a equipa de procurement ajuda ativamente a reduzir os custos da empresa e os riscos operacionais. No entanto, encontrar dados e insights confiáveis sobre potenciais fornecedores – para que você possa compreender precisamente os riscos e oportunidades envolvidos – normalmente é caro e consome muito tempo. Apoio especializado ajuda a reduzir esses custos, oferecendo aos compradores dados atualizados de fornecedores.

2. Gerar inovação

Profissionais de procurement têm uma posição poderosa dentro da empresa. Como pessoas que escolhem com quais fornecedores trabalhar, as suas escolhas definem o tipo de cadeia de fornecimento em que operam. Ao escolher fornecedores que agregam valor e geram inovação, as equipas de procurement podem posicionar ativamente a sua empresa de forma mais competitiva. Promova o tipo de mudanças que quer, escolhendo os fornecedores que usam os equipamentos, tecnologias e processos mais atualizados.

3. Utilizar dados de qualidade

Há uma diferença entre recolher o máximo de dados possível e basear as suas decisões em dados de alta qualidade sobre a cadeia de fornecimento. Para uma cadeia de fornecimento complexa que envolve desenvolvimento de produto, engenharia, embalagem, entrega, vendas, previsão e muito mais, usar os dados corretamente cria insights que geram receita e aumentam a eficiência.

Isso será difícil se tiver uma montanha de dados complexos, mal verificados. Nada como recorrer a quem possa ajudá-lo a criar uma visão completa das operações do fornecedor e da exposição ao risco, não apenas fornecendo, mas também validando os dados, o que lhe garante que todos na cadeia de abastecimento terão uma melhor base para fundamentar as suas decisões.

4. Estimular o crescimento em novos mercados

As melhores oportunidades de aumentar o valor, às vezes, são encontradas fora dos mercados e cadeias de fornecimento estabelecidos. Mercados antes inexplorados normalmente estão repletos de empresas ansiosas por inovar e desenvolver-se em ritmo acelerado. Mas trocar o certo pelo duvidoso exige muita pesquisa, conhecimento e garantias. Muitas das nossas comunidades são globais, o que significa que os profissionais de procurement podem rapidamente identificar, avaliar e entrar em contatco com fornecedores com experiência comprovada num mercado específico.

Ao criar uma central de informações, as nossas comunidades ajudam os compradores a tomar decisões informadas sobre fornecedores, não importa onde estejam localizados.

5. Ajudar com a conformidade com CSR

A Responsabilidade social corporativa (CSR) é extremamente importante nos negócios. Os danos à reputação que podem ocorrer pela ausência de conformidade com uma área de CSR – como as Metas de desenvolvimento sustentável da ONU – por parte da sua cadeia de fornecimento podem, muitas vezes, ser irreparáveis. Por essa razão, um processo detalhado de pré-qualificação é crucial para os profissionais de procurement. Não é apenas uma questão de fazer perguntas, mas também de realizar auditorias quando necessário. Obter e validar informações de fornecedores usando uma abordagem efetiva facilita tomadas de decisão melhores e mais ágeis.