A Bolloré Logistics assinou um acordo com o parceiro estratégico Hapag-Lloyd de modo a promover o uso de biocombustível marinho e contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa relacionadas com o transporte marítimo.

O comprometimento das empresas para uma alocação semanal de 100 TEUs transportados com biocombustível teve início no dia 1 de setembro, permitindo uma redução de cerca de 1.500 toneladas de emissões de CO2 no Well-to-Wake (processo desde a produção de combustível e entrega até ao uso de navios a bordo e todas as suas emissões produzidas) até ao final do ano.

É de ressalvar que há muitos anos que a Bolloré Logistics trabalha numa estreita colaboração com as empresas de transporte para ajudar os seus clientes a reduzir a sua pegada de carbono. Hoje, os biocombustíveis avançados para transporte marítimo são reconhecidos como a solução mais descarbonizada disponível no mercado, dado que são feitos de matérias-primas sustentáveis, como óleo de cozinha usado, outros resíduos ou lipídios residuais e podem reduzir as emissões de CO2 em mais de 85% em comparação com os combustíveis fósseis.

Irwin Lefebvre, Diretor de Compras Oceânicas da Bolloré Logistics, declara que a empresa é líder no transporte marítimo global e que a “descarbonização no setor de transporte marítimo é essencial. É por isso que nos comprometemos com a compra de biocombustíveis avançados, incentivando o setor a desviar-se dos combustíveis fósseis, permitindo que os nossos clientes reduzam o impacto ambiental dos seus transportes. Esta parceria reflete a nossa determinação de seguir nessa direção a longo prazo e impulsionar a mudança para soluções de transporte mais sustentáveis”.

Ademais, esta parceria reforçará os acordos de longa data entre os dois parceiros estratégicos e os compromissos assumidos no programa de RSE da Bolloré Logistics, “Powering Sustainable Logistics”, incluindo a redução das suas emissões de CO2 de Escopo 3 geradas pelas operações de transporte em 30% até 2030. Uma meta ambiciosa, bem abaixo da trajetória de 2°C, o que implica colocar uma oferta sustentável no centro das suas operações.

Em 2021, a Bolloré Logistics anunciou o lançamento da SEAalternative, uma oferta baseada no uso de combustíveis alternativos para oferecer aos seus clientes a melhor abordagem eco-responsável do transporte marítimo, a fim de reduzir as emissões de carbono. Esta solução, oferecida a preço de custo, refere-se a envios pontuais ou regulares efetuados por vários transportadores em rotas geográficas específicas.