No passado dia 17 de setembro, a GLS Portugal realizou o primeiro Showroom de Veículos Elétricos de Mercadorias GLS Portugal, um momento dedicado à mobilidade elétrica, realizado no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, com o tema “Melhores ligações”. Este evento ocorreu nas suas novas instalações da Mealhada, e lá foram apresentadas várias soluções de mobilidade elétrica.

No evento estiveram representadas as marcas GAM Inquieto, Astara, Mdobility, com os veículos MAXUS, TROPOS, EEZON, CENNTRO, LIVNENG, PAXSTER, bem como carregadores de mercadorias da marca INCH.

“Esta iniciativa pretende incentivar as agências da rede GLS em todo o país a adotarem soluções de mobilidade urbana, suburbana e de carregamento de mercadorias de emissões zero, através da apresentação e dando a cada empresário presente a possibilidade test-drive de cada um dos modelos, bem como da apresentação das suas especificações técnicas por representantes das marcas”, aponta a empresa em comunicado.

A preservação ambiental é uma das linhas condutoras da GLS Portugal, que tem procurado de forma ativa reduzir ou anular as suas emissões CO2, sendo este um novo passo nesse sentido.

Mafalda Machado, Projects & Environmental da GLS Portugal, aponta que “a frota elétrica traz novas exigências desde a autonomia dos veículos às estruturas de carregamento e, com as especificidades socioeconómicas atuais, o preço dos veículos e a escassez de stock. Com ajuda dos nossos parceiros Astara (representante dos veículos Maxus), Inquieto e Mdobility podemos esclarecer alguns mitos e dúvidas sobre a estrutura de carregamento, os veículos e de uma forma geral sobre a mobilidade elétrica”.

De forma a conseguir responder aos objetivos do Acordo de Paris e às metas propostas pela Comissão Europeia, a GLS lançou o programa Climate Protect, que veio reforçar o seu comprometimento de reduzir e eliminar 100% das emissões de CO2 decorrentes da atividade da empresa. “Atualmente já compensamos 100% das nossas emissões e pretendemos ter 100% da frota corporativa composta por veículos elétricos e 50% da frota de distribuição composta por veículos elétricos ou de baixas emissões até 2030”, adianta a GLS Portugal.

Iván Rivero, Quality & Security Manager GLS Portugal, explica que “esta iniciativa, enquadrada dentro do ambicioso programa de transição energética do Grupo GLS ‘Climate Protect’, será a primeira de muitas ações que irão englobar todas as novidades do mercado automóvel, soluções de carregamento, legalidade e apoios ao investimento nesta matéria à Rede de Agências da GLS Portugal”.

“Ficámos muito satisfeitos com a dinâmica e participação que tivemos no evento e o interesse demonstrado. Planeamos ter mais eventos de forma a direcionar e aprofundar as dúvidas levantadas e com o intuito de informar, esclarecer e apoiar de uma forma transparente os nossos parceiros e dar-lhes as ferramentas para se prepararem para a tomada de decisões informadas e ponderadas para a mobilidade elétrica”, afirma ainda Mafalda Machado.