O maior transportador logístico suíço, Galliker Transport AG, vai inaugurar uma unidade de recrutamento e formação de motoristas profissionais em Vilarinho de Cambas (Famalicão), esta semana. Trata-se de um investimento em recursos humanos no valor de um milhão de euros, para uma futura carreira na Suíça, mantendo as condições salariais e regalias praticadas nesse país.

Este novo projeto será liderado por Nuno Veloso, atual diretor da Driver Academy, e pretende formar profissionais até aos 40 anos de idade. Primeiramente será feita uma entrevista presencial e análise ao currículo do candidato, e depois os formandos terão um contrato de quatro meses para formação, recebendo aulas teóricas e práticas de condução de veículos pesados (formação das categorias C e C+E, formação ADR e formação CAM).

A empresa também avança que no final do curso, os novos motoristas serão integrados na estrutura da Galliker, na Suíça, e que serão acompanhados por uma equipa de acolhimento e integração, formada por portugueses, que ajudarão os novos colaboradores com o devido apoio logístico e burocrático.

O primeiro contacto do grupo com Portugal ocorreu na década de 1980, através do próprio fundador da Galliker, Peter Galliker Senior. Na época foram recrutados os primeiros motoristas do grupo, uma “experiência de sucesso que se repetiu ao longo de vários anos e que esteve na origem da decisão de investir na região Norte do país”, e atualmente conta com 3.300 funcionários distribuídos por seis países, entre os quais 665 funcionários portugueses que, segundo avançou a empresa, foram fundamentais para esta aposta no país.

Também recentemente, no passado mês de julho, a empresa suíça fez um novo investimento em Portugal, ao adquirir a portuguesa Velltrans, com sede em Perafita (Matosinhos), e mais recentemente concluiu também a aquisição de uma escola de condução de pesados em Braga, sendo esta a base para o novo projeto criado na região.