A Andamur apresentou a sua segunda Memória de Responsabilidade Social Corporativa em parceria com o Departamento de RSC de Múrcia.

Este relatório contém todas as ações realizadas pela empresa ao longo de 2021 tendo como base o seu plano de RSC “Cuidamos do que é importante”, articulado em 5 eixos principais de atuação: liderança e futuro, pessoas, bem-estar do motorista, meio ambiente e gestão corporativa.

A Memória foi apresentada em conformidade com as normas GRI e demonstra o compromisso da Andamur com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) através das suas esferas de progresso definidas em 2020, onde foi realizado um estudo onde foi possível identificar os seus grupos de interesse e as suas preocupações essenciais. Este estudo voltará a ser atualizado em 2023 e permitirá definir a estratégia de RSC da empresa para os próximos anos.

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) existe desde abril de 1987, quando foi criada a primeira estação da empresa, Andamur El Límite, altura onde já eram realizadas ações que contribuíam para melhorar o entorno. Atualmente, essas ações realizam-se através do Plano Estratégico de RSC que conta com relatórios anuais. Assim, nesta memória estão patentes os eixos do plano de RSC tendo como foco as ações a explorar para a realização dos ODS, entendendo-as como uma oportunidade e uma forma de levar a cabo a atividade empresarial da forma mais responsável. Já a Responsabilidade Social Corporativa tem como objetivo dirigir empresas tendo em conta o impacto gerado nos grupos de interesse, assegurando o crescimento económico, respeitando o meio ambiente e comprometendo-se com a melhoria da sociedade.

A Memória de Responsabilidade Social Corporativa foi apresentada aos seus colaboradores numa dinâmica sobre a própria memória e a sua relação com os ODS, a partir dos seus centros de trabalho, estações de serviço e escritórios, sendo ainda partilhado posteriormente um pequeno almoço onde a pessoa da equipa que demonstrou conhecer melhor as ações da Andamur em matéria de RSC, decidirá a que ação de RSC pretende destinar 1.000 euros, participando assim, de algum modo, no plano para 2023.

Por fim os colaboradores receberam um detalhe elaborado de forma artesanal por “Francho: Artesanía con Arte”, um compromisso da empresa com o comércio local, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas.