Em 2022, a Ikea Portugal realizou em vendas 552 milhões de euros, o que se traduz num crescimento de 19,5% relativamente a 2021. Assim, graças a estes resultados, a empresa pretende investir um valor global de 65 milhões de euros de forma a melhorar as suas instalações e a sua logística para chegar aos clientes de forma mais rápida e eficaz.
Este ano a empresa prepara-se para abrir mais estúdios de planificação, como o de Almada e do centro de Lisboa, e continuar a trabalhar a sua estratégia de acessibilidade. “Outra grande novidade é a extensão e automação do armazém em Loures, com um investimento total de 50 milhões de euros, que vai servir de centro logístico às compras feitas online”, revelou Cláudio Valente, Country People and Culture manager da Ikea em Portugal, ao jornal Dinheiro Vivo.
No entanto, “apesar de estarmos cada vez mais próximos dos nossos objetivos de disponibilidade de produto, ainda não recuperámos os níveis normais, de pré pandemia”, contou o responsável. Atualmente, o principal impacto da crise sentido pela empresa é causado pelos atrasos na saída de contentores marítimos, principalmente da China, sendo que, “a falta, já crónica, de motoristas de pesados” está, maioritariamente, a provocar condicionantes nos envios de mercadorias com origem na Europa.
Desta forma, embora a escassez de matéria-prima tenha sido uma das “maiores dificultadores da recuperação do abastecimento”, é o seu preço que está a impactar o negócio, “não estamos imunes aos desenvolvimentos macroeconómicos que estão a afetar as empresas, os retalhistas e a sociedade em geral”, afirmou Cláudio Valente.
O Country People and Culture manager da Ikea sublinha ainda que “tem sido feita alguma adaptação nas matérias-primas utilizadas, para tentar substituir aquelas que estão em escassez”, tendo permitido à empresa absorver os aumentos de custos sentidos em toda a cadeia de abastecimento e, desta maneira, manter os preços baixos e estáveis, como aconteceu no ano passado em que a empresa conseguiu reduzir o preço de algumas gamas. “Queremos continuar a fazê-lo neste novo ano, embora possa haver uma eventual subida de preços”, alertou.