O Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões (TCGL) bateu o recorde de carga movimentada em 2022, ao atingir quatro milhões de toneladas, mais 6% que em 2021, anunciou o grupo ETE.

O TCGL registou em 2022 um crescimento exponencial da sua atividade, nomeadamente na movimentação de granéis sólidos, com um aumento de 12% face a 2021, destacando-se um crescimento de 11% na importação e de 20% na exportação.

No que respeita à movimentação de carga geral, os volumes de importação equipararam-se às exportações mas, no entanto, ao nível do mix de cargas, a importação atingiu valores recorde comparativamente a 2021, crescendo 5%.

Como contributo para este resultado, o TCGL salienta a movimentação de diversas cargas novas e uma alteração significativa do mix de cargas.

O TCGL espera manter este ritmo de crescimento, tendo recentemente investido em novos equipamentos portuários e no aumento da sua capacidade de armazenagem, o que lhe permite aumentar a sua capacidade de movimentação de cargas em terminal. Destaque para a aquisição de duas gruas verticais Liebherr LHM 420 de última geração, uma delas com possibilidade de trabalhar a 100% com energia elétrica, facto que contribuirá igualmente para a sustentabilidade da sua operação no porto de Leixões.

Estes investimentos, segundo a Administração, são fundamentais para dar uma resposta cada vez mais eficiente à operação. A empresa salienta ainda que 2022 foi um ano que colocou dificuldades às operações logísticas à escala global, com questões conjunturais transversais à maioria dos portos europeus e mundiais; fatores estes que colocaram muitos desafios ao TCGL, tendo este que se reinventar nas soluções apresentadas aos clientes, apostando cada vez mais em soluções logísticas integradas. A adaptação a novos tipos de carga – para além da tradicional carga geral e granéis sólidos-  e à sua movimentação em terminal, é também uma aposta da empresa.